‘Mandei atirar para matar’: Presidente das Filipinas dá ultimato para quem descumprir isolamento

presidente filipinas rodrigo duterte
Rodrigo Duerte ordenou que não-vacinados fiquem em casa para conter Ômicron (Robinson Niñal Jr/Presidential Photo/Manila Bulletin)

Nas Filipinas, o presidente Rodrigo Duterte afirmou, nesta quarta-feira (2), que deu ordem à polícia e ao exército que atirem para matar em quem descumprir as regras de quarentena. As medidas adotadas pelo governo são uma tentativa de contenção rápida do novo coronavírus.

“Minha ordem para a polícia e os militares foi, se houver problemas, se houver ocasião em que eles revidem e em que suas vidas estejam em perigo, mandei atirar para matar. Entendido? Para matar. Em vez de causar problemas, eu vou enterrá-lo”, disse o presidente, em pronunciamento oficial na televisão.

Conhecido por declarações polêmicas, a fala aconteceu após diversos confrontos e prisões de moradores de uma região pobre de Manila, capital do país, que pediam ajuda alimentar ao governo. O presidente disse que é essencial que todos sigam as medidas impostas, para evitar que o frágil sistema de saúde do país seja sobrecarregado.

“Está piorando. Então, mais uma vez, estou dizendo a seriedade do problema e que vocês devem ouvir [as orientações]”, completou o presidente.

Até a última atualização, no país, já foram registradas 96 mortes e 2.311 casos confirmados do novo coronavírus. A doença tem crescido exponencialmente nas Filipinas e, a previsão do governo, é que a saúde entre em colapso a qualquer momento.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!