Avião com 43 pessoas a bordo cai em lago da Tanzânia

avião caído
Avião cai em lago da Tanzânia e 19 pessoas acabam mortas (Reprodução/Redes Sociais)

Um avião da Precision Air, com 43 pessoas a bordo, caiu no Lago Vitória, na Tanzânia neste domingo (6). Segundo autoridades locais, ao menos dezenove pessoas morreram no acidente.

A aeronave se aproximava do aeroporto de Bukoba quando errou o pouso. O tempo estava ruim quando o avião caiu no lago. Segundo o comissário regional, Albert Chalamila, entre as 43 pessoas a bordo do voo PW 494, estavam dois pilotos e dois tripulantes.

“Houve um acidente envolvendo um avião da Precision Air que caiu na água a cerca de 100 metros do aeroporto”, confirmou o comandante da polícia regional William Mwampaghale a repórteres no aeroporto de Bukoba, de acordo com o The Guardian.

Resgate

Segundo o comissário, 26 pessoas foram resgatadas e levadas a um hospital da região. “A operação de resgate ainda está em andamento e estamos nos comunicando com os pilotos”, disse Albert Chalamila.

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram o avião submerso na água, com apenas a asa superior para fora. Pescadores e equipes de resgate se aproximavam da aeronave para socorrer os tripulantes.

Avião caiu em lago na Tanzânia (Reprodução/@caiquemarcatt/Twitter)

Familiares esperavam passageiros

Ainda segundo o The Guardian, os dois pilotos ficaram gravemente feridos. Ainda não há detalhes sobre a causa da queda. Alguns familiares que esperavam pelos passageiros no aeroporto de Bukoba testemunharam o acidente:

“Ficamos realmente chocados. As pessoas entraram em pânico e algumas começaram a chorar e gritar… No portão de desembarque, as pessoas também entraram em pânico – a maioria estava esperando para receber seus parentes”, contou uma testemunha.

Os pescadores teriam sido os primeiros a chegarem até o avião e ajudaram alguns passageiros a escapar pela porta traseira.

A Precision Air emitiu um comunicado confirmando o acidente: “A equipe de resgate foi enviada ao local e mais informações serão divulgadas em duas horas”.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!