Quem bebe duas a três xícaras de café por dia pode viver mais, aponta estudo

café
Amantes do café têm mais um motivo para comemorar, mas com moderação (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Beber café aumenta a expectativa de vida e diminui os riscos de doenças cardiovasculares, de acordo com estudo publicado pela revista European Journal of Preventive Cardiology. Os resultados foram testados considerando quem bebe café nas variedades moídas, instantâneas e descafeinadas.

“Neste grande estudo observacional, café moído, instantâneo e descafeinado foram associados a reduções equivalentes na incidência de doenças cardiovasculares e morte por doença cardiovascular ou qualquer outra causa”, explica o autor do estudo, professor Peter Kistler, do Baker Heart and Diabetes Research Institute, de Melbourne, na Austrália.

“Os resultados sugerem que a ingestão entre leve e moderada de café moído, instantâneo ou descafeinado deve ser considerada parte de um estilo de vida saudável”, completa. Duas ou três xícaras de café seria o ideal por dia.

Reduções significativas em quem bebe café

Ainda são poucas informações sobre o impacto das formas de preparar o café na saúde e para o coração. O estudo detalhou associações entre tipos de café e arritmias incidentes, doenças cardiovasculares e morte. Foram utilizados dados do UK Biobank, com pessoas entre 40 e 69 anos.

Os cientistas descobriram reduções significativas no risco de doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral para todos os três tipos de café.

Porém, somente café moído e instantâneo com cafeína diminuiu o risco de batimentos cardíacos irregulares, ditos arritmias. O café descafeinado não reduziu esse risco, segundo a publicação.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!