Brasileiro é morto com tiro à queima-roupa após elogiar cachorro nos EUA

Matheus Gaidos
Jovem se mudou do Brasil para fugir da violência (Reprodução/Facebook)

Um jovem brasileiro de 27 anos foi morto com um tiro à queima-roupa enquanto entregava flores na cidade onde morava na Califórnia, Estados Unidos. Matheus Gaidos teria elogiado o cachorro de um homem, que começou uma briga e atirou contra ele, na última quarta-feira (21).

Imagens de câmeras de segurança divulgadas pela emissora KTVU mostram o momento em que os dois se envolveram em uma discussão na rua, na cidade de Oakland. A mãe da vítima, Isabel Martines, contou que Matheus estava conversando com um amigo pelo telefone quando levou o tiro.

A família do jovem disse que ele se mudou para os Estados Unidos há cerca de cinco anos para fugir da violência do Brasil. Ele trabalhava como entregador na região da Baía de São Francisco, na Califórnia, há cerca de três anos.

Elogio e discussão

À KTVU, a mãe de Matheus Gaidos disse que o rapaz estava jogando um videogame e conversando com um amigo em ligação enquanto fazia a entrega das flores. O amigo ouviu o jovem dizer “cachorro legal” ao homem, e a discussão começou.

“Matheus disse a ele [ao amigo] no telefone: ‘eu levei um tiro’. Ele estava fazendo sua última entrega antes de ir para casa. Ele não fez nada errado”, contou Isabel Martines.

Nas imagens de câmeras de segurança, o atirador aparece caminhando com uma mulher e dois cachorros. Eles passam por Matheus, que está fazendo uma entrega na portaria de um prédio, e o homem se vira de costas e troca algumas palavras com o brasileiro.

O suspeito, então, levanta a mão em direção ao jovem, que joga as flores no agressor. Ainda conforme o vídeo, o homem saca a arma e atira contra o rapaz, fugindo em seguida. A mulher que estava com ele pega um cachorro do chão e corre em direção ao suspeito.

Testemunhas também confirmaram que Matheus Gaidos teria elogiado o cão do atirador antes da discussão.

Moradores da região disseram à emissora que o suspeito vive no bairro há alguns meses e é visto com frequência passeando com seu bulldog francês. A polícia ainda não confirmou se o homem foi preso.

‘Queremos justiça’

O pai de Matheus, Antonio Gaidos, disse à KTVU que vai lutar por justiça pelo filho. “É difícil perdoar algo que aconteceu assim. Queremos justiça, não queremos ver isso acontecendo com outra pessoa”, defendeu.

“É meu único filho. A dor, eu não consigo explicar a dor. Não sei o que fazer, estou destruída por dentro”, lamentou a mãe do jovem.

Isabel Martines também contou que visita o filho todo ano. A próxima viagem estava marcada para setembro e, segundo ela, Matheus sempre a recebia com flores.

Dario Pacheco e Guilherme Silva, dois amigos brasileiros do jovem que também moram nos Estados Unidos, contaram que também se mudaram para o país pela segurança. “Poderia ter sido um de nós. Poderia ser outro amigo. Agora, não nos sentimos seguros na rua”, disse Pacheco.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!