VÍDEO: Briga generalizada de torcedores no México deixa 22 feridos; dois estão em estado grave

briga méxico final
Liga Mexicana está suspensa após confusão (Reprodução/Redes Sociais)

Uma partida de futebol entre os times Querétaro e Atlas, pela Liga Mexicana, terminou em tragédia nesse sábado (5). Uma briga entre os torcedores gerou uma onda de violência no Estádio da Corregidora, que chegou a se estender para o campo. Até o momento, já foram contabilizados 22 feridos – dois ainda em estado grave – e as imagens chocaram ao redor do mundo.

Aos 18 minutos do jogo, quando o Atlas ganhava por 1 a 0, membros de torcida organizada do Querétaro invadiram o campo. A violência se espalhou entre o gramado e arquibancadas entre as torcidas dos dois times. Famílias com mulheres e crianças fugiam, sem a camisa, para não revelarem a qual torcida pertenciam.

Barbaridade

A brutalidade das agressões chamou a atenção em imagens compartilhadas nas redes sociais. Em alguns vídeos, vários homens aparecem desacordados no chão, com poças de sangue próximas.

Membros da torcida adversária continuam a agredir alguns, mesmo quando estão caídos e desacordados. Alguns foram deixados nus, pois tiveram todos os pertences roubados.

O Centro de Proteção Civil do Estado de Querétaro divulgou a informação de que são 22 homens feridos. Nove deles foram hospitalizados e dois estão em estado grave. Até o momento, a tragédia não deixou vítimas fatais, conforme os registros oficiais.

Liga é suspensa e clubes reagem

Após a confusão, todos os jogos da Liga Mexicana foram suspensos, enquanto o incidente é investigado. “Inadmissível e lamentável a violência. Serão castigados exemplarmente os responsáveis pela ausência de segurança no estádio. A segurança dos jogadores e torcedores é nossa prioridade”, disse o presidente da Liga Mexicana em comunicado oficial.

O Atlas FC também condenou os atos de violência acontecidos no estádio. “O Atlas lamenta e reprova os acontecimentos. O futebol deve ser um aliado para promover valores e diversão para a família. Solicitamos às autoridades investigar a fundo e chegar às últimas consequências. Que se aplique toda a força da lei”, declarou.

O Querétaro também publicou uma nota de repúdio. “Estamos em plena comunicação e coordenação com as autoridades para que se atue energicamente contra qualquer responsável. Como instituição condenamos a violência de qualquer índole”, diz um trecho do comunicado.

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!