Criança engole tampinha de garrafa, professora age rápido e o salva de engasgo; educadora será homenageada

Aluno engasgou ao tentar abrir garrafa com a boca
Aluno engasgou ao tentar abrir garrafa com a boca (Reprodução/Redes Sociais)

Uma professora de Nova Jersey, nos Estados Unidos, salvou a vida de um aluno que estava engasgado com uma tampinha de garrafa d’água, na última quarta-feira (6). O momento angustiante foi registrado pela câmera de segurança da sala de aula e compartilhado pela mídia local hoje (13). Nas imagens é possível ver Janice Jenkins realizar agilmente a manobra de heimlich em seu aluno, Robert, de 9 anos.

No vídeo é possível ver Robert tentando abrir uma garrafa d’água com a boca. Porém, o aluno aperta forte a garrafa e a pressão faz com que o líquido saia de uma vez, forçando a tampinha para dentro da garganta da criança. O menino correu até o fundo da sala e tentou tirar a tampa sozinho, mas ao não conseguir, voltou para a frente e pediu ajuda para professora, já anunciando que não conseguia respirar.

Janice logo virou a criança e realizou a manobra de heimlich, um procedimento de primeiros socorros voltado para solucionar emergências envolvendo asfixia por obstrução de vias respiratórias por um corpo estranho.

De acordo com o portal Bronx News, o caso ocorreu na East Orange Community Charter School. “Eu não acho que eu realmente pensei. Eu acho que eu estava tipo, ‘Ele precisa da minha ajuda. Deixe-me ajudá-lo’, e foi o que fiz”, disse a professora ao portal. Janice trabalha no local há 5 anos e possui treinamento em técnicas de salvamento por ter sido líder de torcida.

“À medida que os pensamentos começaram a vir na minha cabeça, eu estava começando a ficar emocionada. Eu estava começando a ficar tipo, ‘O que poderia ter acontecido? Quão assustador isso teria sido’, e eu estava apenas agradecida… agradecida por isso. Ele estava bem”, terminou a professora.

A profissional será homenageada pela escola em breve e, nas redes sociais, vários internautas a parabenizaram pela ação, entre eles o político Donald Payne Jr. “Quero elogiar Janiece Jenkins, professora da East Orange Community Charter School! Quando um aluno começava a engasgar, ela realizava a manobra de Heimlich imediatamente e salvava a vida do aluno. Jenkins é uma verdadeira heroína da comunidade!”, escreveu.

Como ajudar?

Engasgar é uma coisa muito comum, principalmente quando se é criança. Existem certas manobras que são importantes de se saber e podem salvar vidas nos momentos de desespero. Os procedimentos de emergência devem ser aplicados caso as vítimas enfrentem dificuldades para respirar devido ao engasgo.

No caso das crianças maiores de um ano, pode ser aplicada a manobra de Heimlich, que consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás. Deve-se fazer o movimento até que o objeto seja deslocado das vias aéreas para a boca e expelido.

Já para os bebês com menos de um ano, a manobra de desengasgo consiste em 5 percussões com a mão na região das costas. Enquanto a vítima está de cabeça virada para baixo, quem está resgatando realiza outras 5 compressões na frente, até que o objeto seja expelido ou a criança torne-se responsiva e reaja.

Caso seja possível visualizar o objeto ou alimento na boca, retire-o com cuidado. Mas não tente ir às cegas com o dedo na boca, pois isso pode provocar lesões na região ou empurrar o corpo estranho para regiões mais baixas, piorando o quadro de obstrução.

(Corpo de Bombeiros do Acre/Divulgação)
Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!