Cantora internacional anti-vacina morre após contrair Covid-19 propositalmente

Cantora faleceu repentinamente (Reprodução/Facebook)

“Por liberdade de opinião, minha mãe não virá à minha formatura, casamento, batizado, etc.”, escreveu o músico Jan Rek no perfil da mãe no Facebook, conforme o jornal tcheco Seznam Zprávy. A mãe de Jan Rek, Hana Horka, era cantora do grupo tcheco Asonance e oposta à vacinação contra a Covid-19. Segundo o próprio filho, ela se infectou deliberadamente para obter o chamado “passaporte da vacina”, mas faleceu no último domingo (16) por complicações relacionadas à doença.

A banda Asonance, na qual ela atuava desde 1985, confirmou a morte da cantora em seu site. A última postagem de Hana Horka foi na última sexta-feira (14), quando ela se alegrou por ter sobrevivido à Covid e se livrado das restrições governamentais. “Então vai ter teatro, sauna, teatro, show, sauna… e um pouco de mar urgente”, escreveu a mulher no Facebook.

Dois dias depois, ela foi a óbito devido a complicações relacionadas à doença. De acordo com o filho, em entrevista à rádio pública tcheca iRozhlas, realmente parecia que ela tinha se curado da doença. Após uma caminhada, ela reclamou de dores nas costas e morreu de sufocamento na cama. “Ela aparentemente sufocou em dez minutos. Teve um declínio tão rápido”, disse sobre os momentos finais da mãe.

Anti-vax

Jan Rek admitiu que ela basicamente queria ser infectada para que não estivesse mais sujeita a restrições. Segundo o filho, ela estava ansiosa para poder voltar à vida social após contrair o vírus. À iRozhlas, o músico disse que ele e o pai estavam completamente imunizados contra a Covid-19, mas contraíram a doença no final do ano passado. Com os familiares contaminados, Hana Horka decidiu viver normalmente dentro de casa e se expor propositalmente ao novo coronavírus.

“Ela preferiu viver normalmente conosco e pegar a doença para não ter que se vacinar. É triste que ela quis mais acreditar em estranhos do que em sua própria família”, afirmou o filho, que culpa várias figuras conhecidas publicamente pela mortes de sua mãe. Jan Rek falou nominalmente de pessoas que questionam as vacinas ou se opõem à vacinação compulsória, e cujos argumentos Hana Horká se baseou durante os debates sobre a Covid com ele.

Covid na República Tcheca

O país europeu de 10,7 milhões de habitantes registrou 20 mil novos casos de Covid-19 nessa segunda-feira (17). Em comparação, o Brasil, que tem cerca de 213 milhões de habitantes de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – 20 vezes mais do que a República Tcheca, registrou 132 mil casos nessa terça-feira (18) – 7 vezes mais do que os tchecos.

Conforme dados do governo tcheco, 63% da população está completamente imunizada contra a doença, índice abaixo da média europeia. Apenas 31% das pessoas elegíveis se vacinaram com a terceira dose. Em entrevista ao BHAZ, o infectologista Leandro Curi explicou a importância da terceira dose na proteção contra a variante ômicron.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!