Chá revelação provoca enorme incêndio florestal na Califórnia

incêndio florestal san bernardino california
Um aparelho de fumaça provocou o fogo, que se alastra pela região (Reprodução/@BreaEM/Twitter)

Um aparelho de fumaça usado em um chá revelação no sábado (5) acabou causando um incêndio florestal de enormes proporções no sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Uma falha no dispositivo pirotécnico iniciou um fogo que se alastrou pelo condado de San Bernardino e mobiliza os bombeiros do local.

De acordo com o Departamento Florestal e de Prevenção de Incêndios da Califórnia, o fogo se iniciou por volta das 10h23 do sábado, onde ocorria o evento de revelação de gênero. O órgão ressalta que, devido ao tempo seco, não é difícil começar um incêndio na área e “aqueles responsáveis por provocar incêndios, por negligência ou atividade ilegal, podem ser financeira e criminalmente responsabilizados”.

Evacuações em massa nos locais atingidos pelo fogo continuam sendo feitas até a tarde desta segunda-feira, enquanto o incêndio não é controlado pelas autoridades. O fogo já se alastrou por mais de 2.900 hectares da área e só 7% do incêndio foi contido pelos bombeiros até esta tarde.

Ainda segundo o Departamento Florestal e de Prevenção de Incêndios da Califórnia, mais de 500 agentes, divididos entre 10 equipes, foram designados para combater o fogo. Um centro comunitário na cidade de Yucaipa está sendo usado como uma instalação temporária de evacuação para a população local.

Edição: Thiago Ricci
Sofia Leão
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduanda em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagem premiada pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021, além de figurar entre os finalistas do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.

Comentários