Conselheiro dos EUA diz que ‘todo o mundo’ vai se infectar com a ômicron; não vacinados ‘vão sofrer o impacto’

hospitais
Cerca de 146 mil pessoas estão internadas com Covid-19 nos Estados Unidos (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O médico americano Anthony Fauci, que atua como conselheiro chefe do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um alerta importante nessa terça-feira (11). Em reunião com o vice-presidente sênior do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, Stephen Morrison, o imunologista alertou que quase todo o mundo deve se infectar com a ômicron, variante mais transmissível da Covid-19. As informações são da CNN.

“A ômicron, com seu extraordinário e sem precedentes grau de eficiência de transmissibilidade, acabará encontrando quase todo mundo. Aqueles que foram vacinados e reforçados ficarão menos expostos”, explicou.

“Alguns, talvez muitos deles, serão infectados, mas muito provavelmente, com algumas exceções, se sairão razoavelmente bem no sentido de não ter hospitalização e morte”, acrescenta o especialista, que ressalta que aqueles que não foram vacinados “vão sofrer o impacto do aspecto grave disso”.

Situação dos hospitais é grave

Nos Estados Unidos, um a cada cinco americanos não está vacinado contra a Covid-19. São cerca de 65 milhões de pessoas, segundo dados dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Ontem, quase 146 mil pessoas estavam internados em hospitais dos EUA com Covid-19 – número que supera o pico anterior de janeiro de 2021, quando o país registrou 142.246 pacientes hospitalizados. Esse também é quase o dobro do número de internados há duas semanas, segundo dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!