Dalai Lama dá beijo na boca de menino e pede para que ele chupe a sua língua

Dalai Lama e criança
Líder espiritual pediu que criança ‘chupasse’ sua língua (Reprodução/Redes sociais)

Principal líder espiritual budista, Dalai Lama aparece dando um beijo em uma criança na boca e pedindo que ela “chupasse” a língua dele. Um comunicado divulgado pelo líder espiritual diz que a atitude foi “inocente e brincalhona”, mas entidade de direitos das crianças questionaram o ato, classificado como “abuso infantil”.

De acordo com a BBC, o vídeo teria sido registrado em 28 de fevereiro, no templo do Dalai Lama em Dharamshala, na Índia. Ele recebeu cerca de 120 estudantes que haviam finalizado um programa organizado pela fundação filantrópica M3M.

A fundação publicou registros da visita em março. Entre eles, estava o vídeo em que o garotinho aparece pedindo um abraço do Dalai Lama. O líder espiritual aponta para a bochecha, e a criança dá um beijo e um abraço. Em seguida, ele segura a mão do menino e aponta para a própria boca.

Ainda conforme o registro, o Dalai Lama beija a criança na boca e encosta a testa na testa do menino, antes de colocar a língua para fora. “E chupe a minha língua”, diz. As pessoas ao redor riem, o garotinho coloca a própria língua para fora, e os dois se afastam.

Por fim, os dois se abraçam, e o líder espiritual fala para o menino “buscar bons seres humanos que criam paz e felicidade”. Ainda segundo a BBC, colocar a língua para fora pode ser uma forma de cumprimento no Tibete, onde o 14º Dalai Lama nasceu.

À CNN, o grupo de direitos das crianças, Haq: Center for Child Rights, condenou o ato e “todas as formas de abuso infantil” e rechaçou se tratar de expressão cultural. “Algumas notícias referem-se à cultura tibetana sobre mostrar a língua, mas este vídeo certamente não é sobre qualquer expressão cultural e, mesmo que seja, tais expressões não são aceitáveis”.

Pedido de desculpas

Apesar de ter sido publicado no início de março, o vídeo começou a repercutir nas redes sociais neste fim de semana. Nesta segunda-feira (10), a equipe do Dalai Lama publicou um pedido de desculpas nas redes sociais.

“Sua Santidade gostaria de se desculpar com o garoto e com a família dele, assim como todos os seus amigos ao redor do mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”, diz a nota.

Os representantes do Dalai Lama afirmam que ele “costuma provocar as pessoas com quem ele se encontra de maneira inocente e brincalhona, até mesmo em público e em frente às câmeras. Ele lamenta o incidente”, finaliza o comunicado.

Comunicado do Dalai Lama
Equipe do líder publicou nota nas redes sociais (Reprodução/@DalaiLama/Twitter)
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!