Deputado George Santos, filho de brasileiros, pede desculpas por mentir no currículo: ‘estou envergonhado’

george santos investigado eua
Parlamentar eleito mentiu sobre faculdade e trabalhos (Reprodução/@santos4_congress/Instagram)

O deputado George Santos, eleito em Long Island (EUA), está na mira de promotores federais após admitir que mentiu em seu “currículo”. A confissão do parlamentar, que é filho de brasileiros, veio após uma matéria publicada pelo The New York Times.

No início do mês, o jornal norte-americano apontou que Santos deturpou várias conquistas em sua biografia profissional. Ele mentiu, por exemplo, sobre onde cursou a faculdade e sobre ter trabalhado em grandes empresas de Wall Street, em Manhattan.

Mentiras e pedido de desculpas

Em post no Instagram no dia 19 de dezembro, a assessoria do republicano publicou uma nota que condena a reportagem do Times. “Não é nenhuma surpresa que o congressista eleito tenha inimigos no NYT, que tenta manchar seu bom nome com essas alegações difamatórias”, diz o comunicado.

No entanto, o homem de 34 anos admitiu recentemente que “embelezou” o próprio currículo, afirmando que nunca trabalhou diretamente para o Goldman Sachs e o Citigroup. Ele alegou que uma empresa intitulada Link Bridge, onde atuou como vice-presidente, fez negócios com os dois empreendimentos, segundo o New York Post.

“Vou ser mais claro sobre isso. Foi mal declarado”, disse Santos sobre a mentira. Além disso, contou que nunca se graduou na Baruch College, como havia afirmado anteriormente. “Eu não sou um criminoso”, declarou. “Esta [controvérsia] não me impedirá de ter um bom sucesso legislativo. Eu serei eficaz”, afirmou ao jornal.

“Nunca me formei em nenhuma instituição de ensino superior. Estou envergonhado e arrependido”, declarou. E sobre os bancos mencionados, o brasileiro-americano disse: “Meus pecados aqui foram ter ‘maquiado’ meu currículo. Sinto muito”.

Investigação federal

Filho de imigrantes brasileiros, George Santos nasceu no bairro Queens, em Nova York. Ele havia dito que os avós maternos eram judeus na Europa que migraram para o Brasil durante o holocausto. Contudo, a imprensa internacional revelou que seus pais nasceram no Brasil antes da Segunda Guerra Mundial.

George Santos é o primeiro deputado não titular abertamente gay a ser elegido para a Câmara dos Estados Unidos. Segundo a CBS News, as mentiras e finanças do parlamentar serão investigadas por promotores federais e do condado.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!