Área de esportes, entretenimento e mais: Empresa vai construir primeiro estúdio de cinema no espaço

estúdio cinema espaço
Ideia do projeto surgiu durante produção de filme de Tom Cruise (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Unsplash)

Os filmes e séries com histórias que envolvem o espaço ainda precisam de muita computação gráfica para representar os cenários, mas uma empresa britânica pretende mudar esta situação. A Space Entertainment Enterprise planeja explorar a tecnologia para criar um estúdio de cinema no espaço. E a localização pode até ser distante, mas a data da empreitada é logo ali: 2024.

A ideia surgiu com a produção do próximo filme espacial de Tom Cruise, mas vai além com a criação e transmissão de conteúdos de entretenimento. Conforme a revista Variety, o chamado SSE-1 pretende conter uma arena de esportes e entretenimento.

O módulo espacial também deve hospedar a gravação de filmes, séries, músicas e eventos esportivos. O local também estará aberto à visitação de artistas e produtores que desejem trabalhar em um ambiente de baixa órbita e microgravidade.

‘Reino diferente’

Além disso, as instalações possibilitarão a criação e transmissão de conteúdos ao vivo. “O SEE-1 é uma oportunidade incrível para a humanidade se deslocar a um reino diferente e iniciar novo capítulo emocionante no espaço”, disseram os empresários e produtores Elena e Dmitry Lesnevsky, em comunicado à Variety.

A SEE também pretende criar e transmitir seus próprios conteúdos. “De Júlio Verne a Star Trek, o entretenimento de ficção científica inspirou milhões de pessoas em todo o mundo a sonhar com o que o futuro pode trazer. Criar um local de entretenimento de última geração no espaço inspira e abre inúmeras portas para criar novos conteúdos incríveis e tornar esses sonhos realidade”, afirmou o presidente-executivo da empresa, Richard Johnston.

O módulo SEE-1 será construído pela empresa norte-americana Axiom Space que teve a autorização da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) para o empreendimento em 2020. “A Axiom Station, primeira estação espacial comercial do mundo, foi projetada como infraestrutura fundamental que permite economia diversificada em órbita”, disse o presidente da empresa, Michael Suffredini, que reforçou ainda a possibilidade exploração da “economia espacial”.

Pioneirismo no espaço

O título de primeiro filme gravado no espaço ficou com o longa russo “O Desafio”, que tem lançamento previsto para este ano. A nave russa Soyuz MS-19 pousou em outubro de 2021 na Estação Espacial Internacional para as gravações do filme. A tripulação era composta pela atriz Yulia Peresild, o diretor Klim Shipenko e o cosmonauta Anton Ahkaplerov.

A equipe preparou-se para a missão no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, em Moscou. Foram quatro meses de treinamentos com várias simulações de gravidade zero e lições sobre a vida no espaço.

Edição: Giovanna Fávero
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!