Ex-policial promove atentado em creche da Tailândia e mata 38 pessoas; 26 eram crianças

atentado creche tailandia
Dentre as vítimas, estão 25 crianças, além do filho e a esposa do assassino – um ex-tenente-coronel da polícia, de 34 anos (Reprodução/Redes sociais)

Ao menos 38 pessoas morreram durante um atentado a uma creche da Tailândia nesta quinta-feira (6). Dentre as vítimas, estão 25 crianças, além do filho e a esposa do assassino – um ex-tenente-coronel da polícia, 34.

Segundo o jornal The Guardian, o homem, identificado como Panya Khamrab, efetuou disparos no local quando as crianças dormiam. Algumas das vítimas, de dois a quatro anos, foram esfaqueadas até a morte. Ao sair do berçário, o agressor fugiu em um carro e ainda atirou em pedestres.

Khamrab foi demitido da polícia no ano passado por porte de metanfetamina e esteve no tribunal na última quinta-feira (29) por porte de drogas. O primeiro-ministro da Tailândia, Prayuth Chan-ocha, lamentou o ocorrido pelas redes sociais. 

“Ordenei ao chefe de polícia que fosse imediatamente à área e todas as agências relacionadas ajudem todos os afetados com urgência”, disse ele. O líder do governo ainda agradeceu pela rede de solidariedade que tem se formado no país para ajudar os feridos.

“Vi uma foto de um grande número de pessoas que se reuniram para doar sangue no Hospital Nong Bua Lamphu e outros hospitais nas províncias próximas para ajudar os feridos do incidente chocante. É uma foto que me faz sentir muito grato pela gentileza de todos”, declarou.

Testemunhas relatam desespero

Em conversa com uma emissora de TV local, uma testemunha conta ter visto o momento em que Panya chegou na creche. “Eu estava implorando [para ele parar], mas ele estava carregando a bala, então eu corri para os fundos e fechamos a porta, corremos pela janela”, disse ela. 

Outra professora disse ao canal que estava no telefone quando ouviu um estrondo. “Pensei que fosse um foguete, então quando olhei pela janela, vi pessoas no chão. Eu o vi carregando a arma”, narrou. 

Um terceiro conta que tentou fechar a porta do berçário, que o homem atirou contra ela. Ainda segundo ele, devido as chuvas, algumas crianças não foram levadas à creche nesta quinta-feira.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!