Foguete da SpaceX explode ao ser lançado e Elon Musk comemora: ‘Aprendemos muito’

Starship explode
Empresa vai usar dados para melhorar próximas tentativas (Reprodução/VideoFromSpace/YouTube)

O foguete Starship, da SpaceX, explodiu alguns minutos depois de ser lançado nesta quinta-feira (20), nos Estados Unidos. O empresário Elon Musk, fundador da empresa aeroespacial, comemorou o teste e disse que ele vai servir de aprendizado para mais uma tentativa de lançamento nos próximos meses.

O Starship está passando por testes e foi projetado com o objetivo de levar pessoas e cargas à Lua e até Marte. Durante as tentativas, ele é lançado sem tripulação, ou seja, ninguém ficou ferido com a explosão.

Inicialmente, o primeiro voo do foguete estava marcado para segunda-feira (17), mas o lançamento precisou ser adiado porque uma das válvulas de pressão parecia ter congelado. Nesta quinta, o Starship finalmente saiu de Boca Chica, no estado do Texas.

A transmissão ao vivo do lançamento, feita pelo canal VideoFromSpace, mostra o foguete deixando a estação e voando por alguns minutos, antes de começar a girar pelo céu e soltar faíscas. Em determinado momento, ele acabou explodindo.

Comemorações

A falha no primeiro lançamento, no entanto, não pareceu desanimar o bilionário Elon Musk e os entusiastas da SpaceX. Logo após a explosão, centenas de pessoas que se reuniram para assistir à tentativa aplaudiram o foguete.

A empresa sustenta que acidentes como estes são a maneira mais rápida e eficiente de coletar informações para os testes seguintes. Os apresentadores da transmissão do canal VideoFromSpace ainda disseram que o Starship chegou mais longe do que muitos esperavam.

“Parabéns, time SpaceX, por um teste de lançamento empolgante do Starship. Aprendemos muito para um próximo teste em alguns meses”, publicou Musk no Twitter.

Elon Musk
Bilionário celebrou tentativa de lançar foguete (Reprodução/Twitter)

A SpaceX descreveu a explosão do foguete como uma “desmontagem rápida não programada”. A empresa diz que vai reunir os dados do lançamento para programar a próxima tentativa de decolagem.

“Com um teste assim, o sucesso vem do que nós aprendemos. O teste de hoje vai nos ajudar a melhorar a confiabilidade do Starship enquanto a SpaceX tenta tornar a vida multi-planetária”, comunicou a empresa.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!