Hipopótamo de Pablo Escobar morre atropelado em acidente na Colômbia; motorista saiu ileso

hipopótamo pablo escobar
Animal ficou caído na via após acidente, que aconteceu perto da antiga fazenda de Escobar (Reprodução/Redes sociais)

Um hipopótamo de Pablo Escobar foi atropelado na noite dessa terça-feira (11), na estrada que liga Medellín a Bogotá, na Colômbia. Imagens feitas por um motorista que passou no local após o acidente mostram o animal, parte do “legado” ingrato do narcotraficante ao país, caído na via e os impactos no trânsito.

O hipopótamo não resistiu e acabou morrendo. Veja o vídeo feito após o acidente:

Fotos que circulam nas redes sociais mostram ainda a parte da frente de um carro destruída após o acidente. Segundo o portal El Periódico, a comandante María Magdaleña Perez, do Corpo de Bombeiros, confirmou que havia apenas um rapaz no veículo e ele não se feriu.

Hipopótamos de Pablo Escobar

Os animais foram importados ilegalmente por Escobar ainda na década de 80 e até hoje são fonte de polêmica no país. Na época, o traficante conhecido internacionalmente montou um zoológico particular na fazenda onde vivia.

O problema é que os quatro hipopótamos comprados por Pablo Escobar inicialmente se reproduziram de forma descontrolada, a ponto de hoje serem considerados uma espécie invasora no país. Hoje, são mais de 100 hipopótamos na Colômbia e a gestão pública se esforça para encontrar um fim adequado para os animais.

Os famosos “hipopótamos de Pablo Escobar” compõem o maior rebanho da espécie fora da África e se tornaram um problema justamente porque não têm um predador natural na América Latina, o que provoca um descontrole no número de hipopótamos.

Em 2021, alguns dos 80 animais que rondam a fazenda onde vivia Escobar chegaram a ser esterilizados, mas a situação continua preocupando autoridades locais.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!