Homem armado mata 22 e fere ao menos 50 em ataque nos EUA; suspeito segue foragido

Homem tem certificado para atirar e é reservista do Exército americano, segundo polícia local (Reprodução/Redes Sociais)

Um homem armado matou ao menos 22 pessoas na noite dessa quarta-feira (25) na cidade americana de Lewiston, estado do Maine. De acordo com a imprensa local, entre 50 e 60 outras pessoas ficaram feridas. O responsável pelo ataque está foragido até o momento.

Em comunicado publicado em sua conta oficial do Twitter/X, a Polícia Estadual do Maine registrou, na noite de ontem (25): “Há um atirador ativo em Lewiston”. O post veio após dois chamados de emergência, em um restaurante e em uma pista de boliche locais.

Os espaços foram alvo de um ataque massivo a tiros, conduzido por um homem barbudo de casaco marrom, como registram as imagens divulgadas pela Polícia. Ainda segundo a instituição, um veículo branco teria sido utilizado pelo atirador para se deslocar entre os locais, que têm cerca de 6,5 Km de distância.

(Divulgação/Lewiston Maine Police Department)

Suspeito

Pelo Facebook, a Polícia do Maine identificou o suspeito do ataque em massa. Robert Card, de 40 anos, foi descrito como “armado e perigoso” e segue em liberdade, enquanto as motivações do crime são desconhecidas. A emissora estadunidense CNN, baseada em forças de segurança americana, informou que Robert é instrutor de tiros certificado e reservista do Exército.

Histórico

O massacre entra para a longa lista de tiroteios registrados nos Estados Unidos anualmente, onde o acesso às armas é facilitado, e marca a cidade de Lewiston, de 38 mil habitantes, como pior registro criminal de sua história.

Também, é tido como o ataque mais mortal no país desde maio de 2022, quando um atirador matou 19 crianças e dois professores em uma escola primária do Texas.

A Polícia de Maine instruiu os moradores a ficarem abrigados em suas casas. “A aplicação da lei está investigando vários locais. Se você vir qualquer atividade ou indivíduo suspeito, ligue para o 911”, registrou via X, antigo Twitter.

De acordo com a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está ciente sobre o acontecido e continuará acompanhando o caso de perto.

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!