‘Lembre de mim’: Idosa que inspirou personagem ‘Mamá Coco’, da Disney, morre aos 109 anos

mamá coco
A idosa, mais conhecida como ‘Mamá Coco’, foi inspiração para a bisavó do pequeno Miguel, protagonista de ‘Viva – A Vida É Uma Festa’ (Reprodução/Redes sociais + Disney Pixar)

Eternizada no filme “Viva – A Vida É Uma Festa”, da Disney, a mexicana María Salud Ramírez Caballero morreu nesse domingo (16), aos 109 anos. A idosa, mais conhecida como “Mamá Coco”, se tornou amada em todo o mundo por servir de inspiração para a bisavó do pequeno Miguel, protagonista da trama.

A morte foi confirmada pelo secretário de Turismo do estado de Michoacán, Roberto Monrroy. Pelas redes sociais, a autoridade expressou suas condolências à família de Ramírez Caballero.

“Lamento profundamente a morte de Dona María Salud Ramírez Caballero, ‘Mamá Coco’, mulher incansável e exemplo de vida, que foi a inspiração para esta querida personagem que deu a volta ao mundo. Minhas orações para que ele descanse e que sua família encontre resignação”, escreveu ele.

María Salud nasceu em 16 de setembro de 1913 e havia completado 109 anos de vida há apenas um mês. A causa da morte não foi revelada. 

Filme se tornou aclamado

O filme da Disney foi lançado em 2017 e traz como inspiração a tradição mexicana do Dia dos Mortos. No filme, Mamá Coco é bisavó do pequeno Miguel, protagonista da trama. É ela quem o ajuda a entender a importância de se manter vivos os laços familiares.

Naquele ano, o filme ganhou dois Oscars nas categorias de “Melhor Longa-Metragem de Animação” e “Melhor Canção”, para a música “Lembre de mim”, escrita para a personagem de Mamá Coco.

O longa também ganhou um Globo de Ouro como “Melhor Filme de Animação”, um Prêmio BAFTA e o Prêmio New York Critics Circle, na mesma categoria.

Apesar de sua imagem ter sido utilizada para a personagem “Mamá Coco”, María Salud revelou, em entrevista, que não obteve benefícios com a produção nem reconhecimento da produção multinacional.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!