Joe Biden, presidente dos EUA, anuncia suspensão da importação de petróleo da Rússia

Joe Biden
Biden também anunciou assistência para a segurança na Ucrânia (William Ng/State Department)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (8) a suspensão das importações de petróleo da Rússia. A decisão foi tomada em meio à invasão russa à Ucrânia, conflito que é alvo de oposição por parte do Ocidente.

Biden ainda reconheceu que muitos países aliados podem não ser capazes de tomar medidas parecidas, devido à dependência energética. O Reino Unido também anunciou que vai eliminar gradativamente as importações russas de petróleo e derivados até o final de 2022.

“Os Estados Unidos produzem muito mais petróleo domesticamente do que todos os países europeus juntos. Na verdade, somos também exportadores, então podemos assumir essa medida, outros não podem”, afirmou Biden.

Recursos para a Ucrânia

O presidente dos EUA também disse que está trabalhando com parceiros europeus para reduzir a dependência da energia russa, além de anunciar o apoio de mais de US$ 1 bilhão em assistência para a segurança na Ucrânia.

O recurso será aplicado em carregamentos de equipamentos de defesa e também em apoio humanitário, tanto para os ucranianos que deixaram o país quanto para os que estão lutando no conflito.

“Estamos implementando o pacote de sanções mais significativo da história e que está causando danos significativos na economia russa. O rublo [moeda russa] caiu 50% em relação ao início da guerra, o rublo agora vale menos do que 1 centavo de dólar”, ressaltou Biden.

Ele ainda lembrou que vários bancos russos foram cortados do sistema financeiro internacional, o que dificulta que o país faça transações com o restante do mundo.

‘Prejudicando famílias’

Joe Biden disse ainda que Vladimir Putin, mandatário russo, já está prejudicando as famílias dos Estados Unidos devido a um aumento nos preços dos combustíveis.

”Desde que Putin entrou na Ucrânia, o preço da gasolina subiu 75 centavos de dólar. E vou fazer de tudo para evitar que suba ainda mais. Estamos liberando 60 milhões de barris de petróleo. A metade, 30 milhões, vai vir das reservas estratégica dos Estados Unidos e estamos tomando outras medidas para que o fornecimento de energia global continue”, disse.

O presidente dos EUA defendeu que a Europa também tem que acabar com a dependência em relação ao petróleo russo. Ele disse ainda que a invasão na Ucrânia deveria motivar uma transição para energias mais limpas, como o uso de carros elétricos, por exemplo.

“Quando fizermos isso, ninguém vai ficar preocupado com o preço da gasolina no futuro. Isso vai significar que um país não poderá usar os preços da gasolina contra outro país como arma”, finalizou Biden.

Com Agência Brasil

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!