Jovem tem parte do crânio removida em cirurgia após quadros graves de sinusite e faz alerta

Natasha Gunther
Natasha Gunther sofreu com cinco ou seis casos de sinusite ao longo de 2021 (Reprodução/natasha_gunther/TikTok)

Viraliza no TikTok o relato de uma jovem de 25 anos que precisou ter uma parte do crânio removida, por meio de cirurgia, depois de uma série de quadros graves de sinusite no último ano. Agora, a instrutora de artes marciais Natasha Gunther usa as redes sociais para alertar e conscientizar sobre a situação.

Tudo aconteceu no ano passado, mas os relatos da jovem explodiram na plataforma de vídeos neste mês. Ela conta que sofreu com cinco ou seis casos de sinusite ao longo de 2021, acompanhados de vômitos e enxaquecas, e sempre tomando antibióticos.

“No dia 12 de dezembro, meus pais me forçaram a fazer uma tomografia, e eu tive o maior choque da minha vida. Já naquela noite, fiz minha primeira cirurgia cerebral, removeram meu osso e viram que eu tinha uma quantidade enorme de infecções por estreptococos e estafilococos. Essa ‘massa’ tinha movido meu cérebro para a direita em 9 milímetros”, relata Natasha Gunther.

@natasha_gunther Sometimes all you can do is laugh right? 😩🤌🏼 #imoutherelivingtho #brainsurgery #brainsurgerysurvivor #greenscreen #ITriedItIPrimedIt #fyp #nickiminaj ♬ Protect Nicki Minaj – Demin

No mesmo dia, ela também passou por uma operação sinusal para remover a infecção que se acumulava nas vias nasais. Depois desses procedimentos, o crânio da jovem foi recolocado no lugar.

Cirurgia de emergência

Mas, no dia 23 de dezembro, ela precisou passar por uma cirurgia de emergência. “Removeram de 12 a 14 centímetros do meu crânio [para retirar a infecção] e colocaram num pequeno freezer. Eu passei cinco semanas no hospital”, conta.

Há pouco tempo, a atleta ainda precisou passar por uma segunda operação nas vias nasais, que já estavam “fechadas” novamente pela infecção. Agora, Natasha espera ansiosamente pelo mês de abril para passar por mais uma cirurgia e ter o crânio de volta ao lugar. Os médicos poderão usar o próprio crânio já armazenado dela ou uma impressão 3D.

“Faço acompanhamento fonoaudiológico duas vezes por semana, porque depois da primeira cirurgia minha fala ficou muito prejudicada. Também faço fisioterapia para colocar a ‘energia’ de volta ao meu corpo, porque fiquei no hospital por tanto tempo que eu perdi muito do movimento das pernas para baixo”, completa a jovem.

Por fim, Natasha Gunther ainda faz um alerta para que casos parecidos, de sinusites frequentes e graves, sejam acompanhados de perto com otorrinolaringologistas para que a situação não chegue ao extremo.

@natasha_gunther This is the story on how I lost half my skull 😌 (don’t worry I’ll get it back soon) #tbi #traumaticbraininjury #brainsurgery #braininjury #sinusinfection #sinussurgery #sinuses #brain #craniotomy #craniectomy #skullremoval #stanford #speechtherapy #hospitallife #skull #badluck #viral #fyp #surgery #surgerycheck #surgeryrecovery #tbisurvivor #tbiawareness #fyp ♬ original sound – Natasha Alyena Gunther
Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!