Acusado de beber e dirigir, homem é absolvido por ter síndrome da ‘autocervejaria’

Cerveja
Condição produz mesmo tipo de álcool encontrado em bebidas alcoólicas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um homem acusado de beber e dirigir foi absolvido pela Justiça depois de comprovar que sofre de uma condição rara, conhecida como síndrome de “autocervejaria”. O caso inusitado ocorreu na cidade de Bruges, na Bélgica.

De acordo com a advogada do rapaz, Anse Ghesquiere, a condição que o cliente tem produz álcool. Isso explicaria o fato do homem ser pego dirigindo “embriagado”.

Segundo o The Guardian, a advogada também relatou que uma outra “infeliz coincidência” tem relação com o fato do réu trabalhar em uma cervejaria. Mas, três médicos realizaram exames e confirmaram o diagnóstico da síndrome.

A bióloga clínica do hospital belga AZ Sint-Lucas, Lisa Florin, disse que as pessoas portadoras desta condição produzem o mesmo tipo de substância encontrada nas bebidas alcoólicas, mas que os efeitos são menores.

Os pacientes podem apresentar sintomas consistentes com intoxicação alcoólica, como fala arrastada, tropeços, perda de funções motoras, tonturas e arrotos.

Além disso, as pessoas não nascem com a síndrome. Elas se desenvolvem normalmente quando estão associadas a outra doença intestinal.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!