Coronavírus: Macacos famintos aterrorizam cidade após abandono de turistas que os alimentavam

macacos dominam cidade após coronavírus
Após o início da epidemia de coronavírus, o número de turistas na Tailândia caiu em 44% (Sasaluk Rattanachai/Facebook/Reprodução)

Em uma cidade da Tailândia, centenas de macacos estão sendo afetados pelas precauções contra a pandemia do coronavírus. Os animais estão desenvolvendo um comportamento agressivo, em busca de comida, já que menos turistas estão na cidade para alimentá-los.

Filmagens da cidade mostram centenas dos animais em uma briga por um único pedaço de banana. Segundo o jornal britânico The Sun, os turistas na cidade são os principais responsáveis por alimentar os macacos. Desde o início da epidemia do novo coronavírus, a quantidade de visitantes na cidade caiu pela metade.

O morador de Lopburi que capturou algumas imagens, Sasaluk Rattanachai, informou ao jornal britânico que até os próprios residentes, acostumados com o animal, se surpreenderam com a atitude dos macacos. “Eles pareciam cachorros selvagens. Eles ficaram loucos por um único pedaço de comida. Eu nunca os vi tão agressivo”, afirmou.

Turismo selvagem

De acordo com o The Sun, milhares de macacos selvagens vagam pelas ruas de Lopburi. Muitos vivem também no distrito, próximo aos antigos templos budistas. “Eu acho que os macacos estavam com muita, muita fome. Normalmente tem muitos turistas aqui para alimentar os macacos. Mas agora não tem tantos, por causa do coronavírus”, avaliou Sasaluk.

A vida selvagem é um grande atrativo para a visitação no país. O turismo é também um dos principais pilares da economia do local. No entanto, o número de turistas caiu em 44%, após a notícia do coronavírus, mesmo que somente 59 casos da nova infecção tenham sido confirmados na Tailândia.

‘Alerta de macaco’

A repercussão de violência entre os macacos acabou gerando uma cena inusitada. Em uma reportagem local da agência CCTV asiática, o jornalista resolveu entrevistar os próprios macacos para entender o conflito. “Você se machucou?”, questionou o repórter. Em seguida, o macaco balançou a cabeça, parecendo responder negativamente.

No Brasil, as imagens acabaram se tornando uma fonte para memes. A frase “alerta de macaco” chegou a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter, nesta quinta-feira (12). “Planeta dos macacos está se tornando realidade”, brincou um usuário do Twitter.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!