O tratamento contra o câncer costuma ser um processo bastante doloroso não apenas para o paciente, como também para toda família. Uma norte-americana diagnosticada com câncer de mama no fim do ano passado decidiu encarar o processo com leveza e encontrou uma forma criativa de contar aos filhos sobre a doença.
Em texto publicado no site Today, a especialista em marketing Julie Devaney Hogan conta que logo que recebeu o diagnóstico começou a pesquisar como abordar o assunto com os três filhos, de 3, 6 e 8 anos.
“Eu senti que a internet e os assistentes sociais estavam lendo para mim frases de má sorte. Também encontrei muitas informações conflitantes: ‘Diga a eles que é câncer’ ou ‘Não use a palavra C'”, escreveu ela.
A mãe conta ter perdido o sono com medo de usar as palavras erradas e deixá-los assustados. Foi quando ela teve a ideia de fazer um PowePoint divertido em que explica a situação como se ela fosse uma super-heroina lutando contra um minúsculo vilão.
“Não queríamos que parecesse um filme de TV ruim. Jantando, o som de garfos nos pratos, uma bomba lançada pelos pais começando com: ‘Crianças, mamãe tem uma notícia para contar”, crianças traumatizadas. Todos nós já vimos essa cena. Eu não queria aquela cena”, brincou.
História lúdica
Julie então empenhou todo o seu talento com marketing e comunicação na apresentação de slides. Ela conta ter passado noites nessa que foi a “apresentação mais importante de sua vida”.
“Demos o nome de Barb ao tumor em forma de barra no meu seio. Barb era uma vilã no peito da mamãe, e Barb precisava ir embora”, explica.
“A sigla para o medicamento de teste clínico que eu iria tomar era MARGOT, então Margot era minha super-heroína. Eu estaria indo para Boston toda semana para obter um remédio especial para Margot por meio de uma ferramenta mágica chamada porto, e isso ajudaria a encolher Barb”, acrescentou a mãe.