Catorze restaurantes do Brasil estão entre os 60 melhores da América do Sul, segundo pesquisa da OAD (Opinionated About Dining). O D.O.M, de Alex Atala, é o oitavo do ranking, e primeiro brasileiro.
Os dois brasileiros listados entre os 10 melhores restaurantes da América do Sul caíram uma posição cada em relação ao ranking do ano passado. O D.O.M., liderado por Alex Atala, e o Lasai, de Rafa Costa e Silva, agora ocupam a oitava e nona posições, respectivamente.
Uma novidade na lista é Oteque, do chef Alberto LandGraf, no Rio de Janeiro, enquanto A Casa do Porco, de Janaína e Jefferson Rueda, caiu sete posições e agora ocupa o décimo oitavo lugar.
Não há restaurantes de Belo Horizonte na lista. Único restaurante fora de Rio de Janeiro e São Paulo. o Manu, de Manu Buffara, que fica em Curitiba, subiu 17 lugares na lista e agora é o vigésimo colocado.
Dos 10 primeiros melhores restaurantes da América do Sul, cinco são peruanos, incluindo os dois primeiros da lista: Central e Mil Centro. Os dois são comandados pelo chef Virgilio Martinez, que, no primeiro, tem a companhia de Pia León.
Além dos dois restaurantes do Brasil, o top 10 de melhores da América do Sul ainda tem um da Argentina (Don Julio), um do Chile (BORAGó) e um da Bolívia (Gustu).
Confira os melhores restaurantes do Brasil
8º) D.O.M (Alex Atala) – São Paulo
9º) Lasai (Rafa Costa e Silva) – Rio de Janeiro
17º) Oteque (Alberto Landgraf) – Rio de Janeiro
18º) A Casa do Porco (Janaína e Jefferson Rueda) – São Paulo
20º) Manu (Manu Buffara) – Curitiba
24º) Mani (Helena Rizzo) – São Paulo
26º) Mocotó (Rodrigo Oliveira) – São Paulo
33º) Fasano (Luca Gozzani) – São Paulo
41º) Evvai (Luiz Filipe Souza) – São Paulo
44º) Oro (Felipe Bronze) – São Paulo
52º) Jun Sakamoto (Jun Sakamoto) – São Paulo
54º) Arturito (Paola Carosella) – São Paulo
56º) Corrutela (César Costa) – São Paulo
58º) Komah Restaurante (Paolo Shin) – São Paulo