Mineiro suspeito de canibalismo será extraditado para a Holanda

Begoleã Mendes Fernandes
Begoleã Mendes Fernandes é suspeito de matar brasileiro na Holanda (Reprodução/Facebook)

O mineiro Begoleã Mendes Fernandes, preso em janeiro deste ano, será extraditado para a Holanda. Ele foi detido na cidade de Lisboa, Portugal, suspeito de matar outro brasileiro em Amsterdam. Na mala dele foram encontrados pedaços de carne supostamente humana.

De acordo com a imprensa holandesa, o jovem de 26 anos deve desembarcar na Holanda ainda neste mês. No entanto, a polícia local não pode confirmar a data. Assim que chegar ao país, Begoleã será interrogado.

De acordo com a Polícia da Holanda, Alan Lopes foi encontrado morto no domingo, dentro de casa em Amsterdam. Testemunhas informaram ter ouvido uma discussão dentro do local no início da noite.

“Uma vez no local, os policiais encontraram um corpo que se acredita claramente ter morrido como resultado de um crime violento grave. Especialistas, incluindo investigadores forenses, estiveram no local e conseguiram vestígios. O detetive falou com várias testemunhas, mas ainda está investigando o caso”, diz comunicado da corporação.

Relembre o caso

Begoleã Mendes Fernandes foi preso em 27 de janeiro ao tentar embarcar de  Lisboa, Portugal, em direção a Belo Horizonte.

De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal, o rapaz foi detido por “fortes indícios da prática do crime de falsificação de documentos” no Aeroporto de Lisboa. Depois da apreensão, as autoridades ficaram sabendo que ele era suspeito de assassinar Alan Lopes, de 21 anos.

Begoleã Mendes Fernandes foi preso no controle de fronteira ao apresentar um documento de identidade italiano, levantando suspeitas de fraude. Ele ainda levava outros documentos de identificação em nome de outras pessoas.

Ao analisar o documento, a equipe do SEF constatou que ele era falsificado, e a identidade verdadeira do homem foi apurada. De acordo com perfil nas redes sociais, o jovem é natural de Matipó, na Zona da Mata mineira.

Os fiscais entraram em contato com as autoridades da Holanda, onde Begoleã mora, e confirmaram que ele é suspeito de um homicídio cometido no domingo (26). O país, então, emitiu um Mandado de Detenção Europeu para efeitos de extradição.

Suspeita de canibalismo

Ainda segundo o SEF, por indicação das autoridades holandesas e do DIAP (Departamento de Investigação e Ação Penal) de Lisboa, também foram apreendidos outros materiais além dos documentos que o suspeito levava.

As autoridades apreenderam uma amarra, uma roupa com vestígios de sangue, uma embalagem de plástico contendo diversos pedaços de carne e um celular. O homem, então, foi conduzido ao Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária portuguesa.

De acordo com o jornal português Sábado, há suspeitas da prática de canibalismo no crime de homicídio de Alan Lopes. 

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!