Em missa de Páscoa, papa Francisco pede respeito à democracia e reza por refugiados

Missa de Páscoa
Pontífice listou países que precisam de ajuda humanitária (Vaticano/Divulgação)

O papa Francisco celebrou, neste domingo (9), a tradicional missa de Páscoa no Vaticano. Em sua mensagem Urbi et Orbi (a Roma e a todo o mundo), ele pediu respeito à democracia, listou países que precisam de ajuda humanitária e rezou por refugiados, migrantes, prisioneiros políticos e outros em situação de vulnerabilidade.

Diante de cerca de 100 mil romanos e peregrinos, o papa falou em “celebrar, por pura graça, o dia mais importante e belo da história”. Ele convocou os cristãos a superar os conflitos e as divisões, e a abrir os corações aos mais necessitados. 

Povos necessitados

Durante a missa de Páscoa, o papa Francisco nomeou povos e países que mais precisam, segundo ele, de ajuda neste momento: o “amado povo ucraniano”, os russos, sírios e turcos vítimas do terremoto, além de israelenses, palestinos e libaneses.

No continente africano, o pontífice listou os tunisinos, etíopes, sul-sudaneses, congoleses, eritreus, nigerianos, malauianos, moçambicanos e burquineses. Na Ásia, ele rezou pelos birmaneses e pelo povo rohingya.

No continente americano, as preces do papa Francisco foram direcionados para o Haiti, “que há vários anos está sofrendo uma grave crise sociopolítica e humanitária”, e para a Nicarágua, que hoje celebra a Páscoa “em circunstâncias particulares”.

Democracia e direitos humanos

Ainda em sua mensagem Urbi et Orbi, o papa suplicou conforto para os refugiados, os deportados, os prisioneiros políticos e os migrantes, especialmente os mais vulneráveis.

Ele também citou aqueles que sofrem com a fome, a pobreza e os efeitos nocivos do narcotráfico, do tráfico de pessoas e de toda a forma de escravidão.

O pontífice pediu que Deus inspire os responsáveis das nações para que ninguém seja discriminado e para que as “chagas sociais” se curem no pleno respeito aos direitos humanos e à democracia.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!