Morre, aos 94 anos, Milan Kundera, autor de ‘A insustentável leveza do ser’

milan kundera
Escritor morreu em seu apartamento em Paris (Elisa Cabot)

Morreu, nessa terça-feira (11), o escritor Milan Kundera, segundo informou uma biblioteca com a qual o romancista trabalhava. Ele tinha 94 anos. Kundera nasceu na antiga Tchecoslováquia e viveu a maior parte do tempo em Paris, na França.

A Biblioteca da Morávia, que guarda a coleção pessoal de livros de Milan Kundera, afirmou que ele morreu em seu apartamento na capital francesa após uma “longa doença”. Mais detalhes sobre a causa da morte não foram divulgados.

Vida e carreira

Milan Kundera ficou eternizado na literatura mundial por sua obra “A insustentável leveza do ser”, lançado em 1983. Ele mantinha um perfil discreto e defendia que escritores deveriam falar publicamente por meio de suas obras.

Em seu primeiro romance, “A Brincadeira” (1967), Milan Kundera falava sobre o regime comunista na Tchecoslováquia e o partido do qual ainda era membro. Em 1975, desacreditado com o cenário político do país de origem, ele se mudou para a França, perdendo a cidadania tchecoslovaca quatro anos depois.

“A insustentável leveza do ser”, seu livro mais famoso, foi transformado em filme em 1988, rendendo duas indicações ao Oscar. Já aos 90 anos, Milan foi reconhecido como cidadão da República Tcheca.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!