Motoristas surpreendem polícia ao deixar carros e porta-malas abertos no meio da rua nos EUA

Arrombamento
Donos de veículos deixam porta-malas abertos para evitar prejuízos com arrombamentos (Reprodução/ABC7)

Autoridades da Bay Area, em São Francisco, Califórnia (EUA) se surpreenderam com o comportamento de motoristas que adotaram uma estratégia inusitada para evitar prejuízos. Com o aumento do número de arrombamentos de carros, moradores da região decidiram “mostrar” aos ladrões que não possuíam objetos de valor e deixaram seus carros e porta-malas abertos. A medida surgiu visando diminuir o prejuízo, caso o veículo fosse arrombado.

De acordo com a ABC, foram registrados vários relatos de pessoas deixando o carro destrancado e as janelas abertas na região. Com o aumento dos roubos, os proprietários dos carros deixaram placas avisando “por favor, utilize a porta” ou “por favor, não quebre os vidros. Não há nada dentro”.

Porém, recentemente, o medo do prejuízo do arrombamento levou as pessoas a deixarem até mesmo os porta-malas abertos. “Imagine ter que limpar seu carro e deixá-lo aberto em público, só para que as pessoas não quebrem suas janelas. Oakland está triste, estamos com cara de bobo”, comentou um morador nas redes sociais.

A subchefe de polícia de Oakland, Drennon Lindsey, explicou que os ladrões se aproveitam de tecnologias avançadas para realizar os furtos. Nem mesmo um laptop escondido no porta malas está seguro, uma vez que os ladrões possuem uma ferramenta que detecta se há algo eletrônico ligado dentro do carro.

Segundo dados da Polícia de São Francisco, o número de arrombamentos aumentou 32% em relação ao ano passado. Já o número de roubo de carros subiu 25%. Em Oakland a tendência é a mesma, os arrombamentos e roubos de carro subiram 27%.

O ex-chefe adjunto da polícia de São Francisco, Garret Tom, está chocado com a situação. “Há tanta coisa que pode dar errado aqui.”. Em seus quase 40 anos de carreira ele nunca viu nada igual e alerta para os perigos da nova prática. “Eles podem roubar suas baterias, seus pneus. Eles poderiam entrar no seu porta-luvas e descobrir onde você mora”, disse à ABC.

A prefeita de Oakland, Libby Schaaf, está procurando a ajuda da população da cidade, pedindo para que os donos de propriedades privadas comprarem câmeras de segurança e ajudarem a pegar os ladrões. Ela disse que a ideia é “apontar as câmeras para a rua e registrar [as gravações] no Departamento de Polícia de Oakland”.

Ambos os departamentos de polícia aumentaram as patrulhas nas áreas de tráfego intenso durante as férias. Porém ainda é necessário dobrar a atenção para evitar os arrombamentos. A prefeita ainda pede que “não deixem objetos de valor no carro, nem mesmo enfie coisas embaixo do assento” e que também não deixem os porta-malas abertos.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!