Multidão provoca elefantes e homem morre pisoteado por um deles

Elefante ataque Índia
Momento em que o homem foi pisoteado até a morte por um dos elefantes (Reprodução/Tahir Ibn Manzoor)

Um homem foi esmagado até a morte por um elefante, em um vilarejo na Índia, depois que uma multidão de trabalhadores provocou um grupo que passava por uma plantação de chá. As imagens chocantes mostram o momento em que o rapaz tropeça enquanto corria do grupo e acaba sendo pisoteado por um dos elefantes. As informações são do jornal britânico The Sun.

Os animais cruzavam calmamente uma estrada em Letekujan, no estado de Assam, no nordeste do país, em busca de comida, quando um enxame de trabalhadores começou a provocar e perseguir os elefantes para assustá-los. Um vídeo mostra um dos elefantes ficando furioso com os gritos e buzinas antes de atacar a multidão que gritava e se aproximava.

Os trabalhadores perseguiam os elefantes e batiam no chão com sapatos e camisas para assustá-los (Reprodução/Tahir Ibn Manzoor)

Depois de disparar em direção aos trabalhadores da plantação de chá, o enorme elefante indiano foi direto para um homem que havia tropeçado na beira da estrada enquanto tentava escapar. O rapaz foi pisoteado até a morte antes que o elefante voltasse para o grupo no lado oposto da estrada.

O homem, identificado como Pascal Munda, foi levado às pressas para o Hospital Civil Golaghat, onde foi constatada a morte dele. Os policiais que investigam o incidente estão verificando se o homem provocou o elefante.

O que dizem os especialistas?

Vikas Kumar, um especialista em elefantes, disse que os animais só se enfurecem se são irritados por outros. “É muito triste ver trabalhadores e pessoas que passavam por lá provocando o animal”, lamentou. “As presas selvagens ficam agitadas apenas depois de ficarem irritadas e, neste caso, infelizmente, isso aconteceu”, explica.

Elefante se enfureceu com as pessoas (Reprodução/Tahir Ibn Manzoor)

De acordo com o WWF (World Wide Fund for Nature), uma ONG (organização não governamental) internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental, pelo menos 100 pessoas na Índia são mortas a cada ano por elefantes. O número ainda pode chegar a 300.

A organização disse que a proximidade dos elefantes com vilas e cidades na Índia significa que muitas vezes há conflito quando os animais migram ou procuram comida. O ministro do meio ambiente e florestas do estado, Parimal Suklabaidya, disse que a administração do estado de Assam tem tomado medidas para conter os conflitos entre humanos e elefantes na região.

Veja o vídeo aqui.

Edição: Roberth Costa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!