Naufrágio no litoral da Itália mata ao menos 59 migrantes; 14 das vítimas eram crianças

naufrágio itália
Segundo o jornal local Corriere Della Sera, cerca de 150 migrantes do Paquistão, Irã, Iraque, Síria e Afeganistão estavam no barco (Reprodução/Redes sociais)

Ao menos 59 pessoas morreram na manhã deste domingo (26) após um barco com migrantes naufragar a caminho do litoral da Itália. Dentre as vítimas estão 14 crianças e um recém-nascido.

Segundo o jornal local Corriere Della Sera, cerca de 150 pessoas estavam no barco de pequeno porte. A suspeita é que a embarcação tenha colidido contra rochas em um momento em que o mar estava agitado. Os socorristas temem que haja mais de 100 vítimas a serem encontradas sem vida.

“Quando chegamos ao local do naufrágio vimos cadáveres boiando por toda parte e resgatamos dois homens que seguravam uma criança. Infelizmente, o bebê estava morto”, conta a médica Laura De Paoli.

Ela trabalha em uma fundação que prestou apoio à Guarda Costeira durante os resgates. “Os dois que seguravam a criança conseguimos recuperar. Eles eram irmão e tio do menino. Tentamos reanimá-lo, mas seus pulmões estavam cheios de água. Ele tinha 7 anos”, lamentou.

‘Criminoso’

Até o momento, 80 migrantes foram resgatados pelos socorristas e 21 foram transportados para a sala de emergência do hospital Crotone, mas não se encontram em estado grave. Os outros 59 sobreviventes foram transferidos para o centro de acolhimento de um asilo, onde receberam roupas secas, cobertores e mantimentos. 

Eles vieram do Paquistão, Irã, Iraque, Síria e Afeganistão. Em comunicado, a primeira-ministra da Itália lamentou o ocorrido e disse que é “criminoso colocar um barco de 20 metros com 200 pessoas a bordo e uma previsão de mau tempo”.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!