O piloto do avião que transportava a delegação da Chapecoense chegou a falar que estava sem combustível poucos minutos antes de perder contato com a torre de controle do aeroporto José Maria Córdova, em Medellín. Um áudio com cerca de 11 minutos, divulgado na tarde desta quarta-feira (30) pela Blu Radio, da Colômbia, revela detalhes da comunicação.
Na gravação, Miguel Quiroga, que estava no comando do avião, pede algumas vezes para pousá-lo. Porém uma controladora responde que já havia uma emergência com outra aeronave – um Airbus da Viva Colombia. Esse primeiro contato está registrado por volta dos dois minutos de áudio.
Além de orientar o piloto a manter a altitude, a controladora explica que a “próxima chance” para pouso seria dali a sete minutos. Em seguida, ela autoriza a aproximação da outra aeronave.
Por volta dos oito minutos de gravação, Quiroga avisa que está com uma falha elétrica total e sem combustível. Confira a transcrição do trecho do diálogo com a última comunicação do avião da Chapecoense:
Piloto: Senhorita, LaMia 933 está en falha total, falha elétrica total, sem combustível.
Torre de controle: Pista livre e esperando chuva sobre a superficie, Lamia 933. Bombeiros alertados.
Piloto: Vetores, senhorita, vetores para a pista.
Torre de controle: O sinal do radar se perdeu, não tenho, notifique o rumo agora. (…) Não tenho sua altitude, LaMia 933.
Piloto: 9 mil pés, senhorita… Vetores, vetores.
Torre de controle: Você está a 8,2 milhas da pista.
Piloto: Jesus.
Torre de controle: Qual altitude tem agora?
(Entra piloto do voo Colombia 3020)
Torre de controle: Lamia 933, posição?
A altitude considerada segura para um avião sobrevoar a região montanhosa de Cerro El Gordo é 10 mil pés (3.048 metros). Portanto, a aeronave já tinha perdido sua estabilidade durante esse último contato.
Um piloto de outra aeronave que acompanhou o diálogo concedeu entrevista questionando a decisão do colega de não ter declarado emergência antes do agravamento da situação.