Piloto relatou falta de combustível antes da queda do avião com delegação da Chapecoense; ouça

Piloto Miguel Quiroga morreu em acidente de avião nesta terça-feira (Reprodução/Facebook)

O piloto do avião que transportava a delegação da Chapecoense chegou a falar que estava sem combustível poucos minutos antes de perder contato com a torre de controle do aeroporto José Maria Córdova, em Medellín. Um áudio com cerca de 11 minutos, divulgado na tarde desta quarta-feira (30) pela Blu Radio, da Colômbia, revela detalhes da comunicação.

Na gravação, Miguel Quiroga, que estava no comando do avião, pede algumas vezes para pousá-lo. Porém uma controladora responde que já havia uma emergência com outra aeronave – um Airbus da Viva Colombia. Esse primeiro contato está registrado por volta dos dois minutos de áudio.

Além de orientar o piloto a manter a altitude, a controladora explica que a “próxima chance” para pouso seria dali a sete minutos. Em seguida, ela autoriza a aproximação da outra aeronave.

Por volta dos oito minutos de gravação, Quiroga avisa que está com uma falha elétrica total e sem combustível. Confira a transcrição do trecho do diálogo com a última comunicação do avião da Chapecoense:

Piloto: Senhorita, LaMia 933 está en falha total, falha elétrica total, sem combustível.

Torre de controle: Pista livre e esperando chuva sobre a superficie, Lamia 933. Bombeiros alertados.

Piloto: Vetores, senhorita, vetores para a pista.

Torre de controle: O sinal do radar se perdeu, não tenho, notifique o rumo agora. (…) Não tenho sua altitude, LaMia 933.

Piloto: 9 mil pés, senhorita… Vetores, vetores.

Torre de controle: Você está a 8,2 milhas da pista.

Piloto: Jesus.

Torre de controle: Qual altitude tem agora?

(Entra piloto do voo Colombia 3020)

Torre de controle: Lamia 933, posição?

A altitude considerada segura para um avião sobrevoar a região montanhosa de Cerro El Gordo é 10 mil pés (3.048 metros). Portanto, a aeronave já tinha perdido sua estabilidade durante esse último contato.

Um piloto de outra aeronave que acompanhou o diálogo concedeu entrevista questionando a decisão do colega de não ter declarado emergência antes do agravamento da situação.

Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!