Operação Ponte de Londres: O que ocorre após a morte da rainha Elizabeth?

rainha elizabeth 2ª
Rainha Elizabeth morreu aos 96 anos, nesta quinta-feira (Reprodução/The Royal Family/Instagram)

Com a morte da rainha Elizabeth 2ª, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que acontece a seguir. Quem ficou sabendo primeiro? O príncipe Charles assume o trono? A chamada operação “Ponte de Londres” tem as respostas.

Segundo o plano real, cujo nome original é “London Bridge is down”, ou “A ponte de Londres caiu”, os primeiros a receberem a notícia do falecimento são os integrantes da família. Depois disso, é a vez do primeiro oficial britânico.

Segundo o The Guardian, a primeira-ministra, Lis Truss, que assumiu o cargo nessa terça-feira (6), é informada em terceiro lugar. Na sequência, a notícia chegará aos 15 governos fora do Reino Unido, onde a rainha também é chefe de Estado, além das 36 outras nações da Commonwealth.

Ainda segundo o jornal, é protocolo que o corpo da rainha retorne à sala do trono no Palácio de Buckingham, com vista para o canto noroeste do Quadrangle, seu pátio interno. Charles, filho primogênito da monarca e príncipe de Gales, é o sucessor natural ao trono do Reino Unido.

Na manhã desta quinta-feira (8), o Palácio de Buckingham notificou a imprensa de que a rainha Elizabeth 2ª estava sob acompanhamento médico em Balmoral, na Escócia. Os especialistas demonstraram preocupação com o estado de saúde da monarca.

Já no início desta tarde, o site oficial da família real anunciou a morte de Elizabeth. O The Royal Family comunicou: “A rainha morreu pacificamente no Balmoral, nesta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite, e retornarão a Londres amanhã”.

Após a notícia sobre o estado de saúde delicado da rainha, o príncipe Harry e a esposa Meghan Markle se deslocaram até o palácio. De acordo com o Palácio de Buckingham, Elizabeth estava “confortável e em repouso”, acompanhada de seus familiares.

Elizabeth 2ª vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses, após ter contraído Covid-19 em fevereiro deste ano. Após se recuperar, a monarca chegou a dizer que ficou “muito cansada e exausta”. A rainha morreu aos 96 anos, após governar o Reino Unido por 7 décadas.

Rainha Elizabeth 2ª

Elizabeth 2ª nasceu na área de Mayfair, em Londres, em 21 de abril de 1926. Sucessora do pai, Jorge VI, ela governou o Reino Unido oficialmente por 70 anos.

Elizabeth 2ª tinha 25 anos quando assumiu o trono, e foi consagrada como a rainha que governou por mais tempo que qualquer outro monarca na história britânica. 

Em novembro de 1947, casou-se com Philip Mountbatten, um primo distante que era ex-príncipe da Grécia e da Dinamarca. O casal teve quatro filhos, Charles (1948), Anne (1950), Andrew (1960) e Edward (1964).

No ano passado, a família britânica ficou em luto pela morte do príncipe Philip, que faleceu aos 99 anos: “É com profundo pesar que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”.

“Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, disse comunicado oficial da família real. Com a morte da rainha, o filho de Elizabeth 2ª, príncipe Charles, é o herdeiro natural à sucessão do trono.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!