URGENTE: Rainha Elizabeth 2ª morre aos 96 anos

rainha elizabeth 2ª
Rainha morreu nesta quinta-feira (Reprodução/Royal UK)

A rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, morreu aos 96 anos, nesta quinta-feira (8). A monarca, que governou o Reino Unido por 70 anos, estava em seu palácio na Escócia, a residência oficial de repouso.

Mais cedo, o Palácio de Buckingham já havia notificado a imprensa de que a governante estava sob acompanhamento em Balmoral, na Escócia. A equipe médica estava preocupada com o estado de saúde dela. 

“Após uma avaliação mais aprofundada nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”, dizia o comunicado.

Ao receber a notícia sobre a fragilidade do quadro da rainha Elizabeth 2ª, o jornal britânico BCC One interrompeu a programação televisiva regular para comunicar os desdobramentos da situação (veja abaixo). 

Segundo a imprensa local, Elizabeth 2ª vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses, inclusive devido à Covid-19, que contraiu em fevereiro deste ano. Depois da recuperação, a governante chegou a revelar que ficou “muito cansada e exausta”.

Na manhã desta quinta, ainda conforme o Palácio de Buckingham, Elizabeth 2ª estava “confortável e em repouso”, acompanhada da família real. O príncipe Harry e a esposa, a duquesa Meghan Markle, também se deslocaram ao palácio em razão do quadro de saúde da rainha.

Rainha Elizabeth 2ª

Elizabeth 2ª nasceu na área de Mayfair, em Londres, em 21 de abril de 1926. Sucessora do pai, Jorge VI, ela governou o Reino Unido oficialmente por 70 anos.

Elizabeth 2ª tinha 25 anos quando assumiu o trono, e foi consagrada como a rainha que governou por mais tempo que qualquer outro monarca na história britânica. 

Em novembro de 1947, casou-se com Philip Mountbatten, um primo distante que era ex-príncipe da Grécia e da Dinamarca. O casal teve quatro filhos, Charles (1948), Anne (1950), Andrew (1960) e Edward (1964).

No ano passado, a família britânica ficou em luto pela morte do príncipe Philip, que faleceu aos 99 anos: “É com profundo pesar que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, disse comunicado oficial da família real.

Com a morte da rainha, o filho de Elizabeth 2ª, príncipe Charles, é o herdeiro natural à sucessão do trono.

Rainha responde cartinha de estudantes mineiros

Os alunos de uma escola de João Pinheiro, na região Noroeste de Minas, tiveram uma grata surpresa ao receber uma carta da rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido. O ofício chegou ao endereço do Colégio Darcília Coimbrano no dia 23 de maio e foi assinado por Mary Morrison, dama de companhia da matriarca real. 

A carta foi entregue em papel-cartão, juntamente com uma foto da rainha e lacrada com o selo real. O assunto da carta é o agradecimento às felicitações dos 30 alunos do 1º ano pelos 70 anos de reinado e desejos de melhoras à monarca, que havia sido diagnosticada com Covid-19 em fevereiro.

Interesse dos alunos

O responsável pela ideia de escrever a carta foi o professor Marlon Marques Melgaço, que leciona filosofia na escola. Ao BHAZ, ele conta que o assunto surgiu por conta do grande interesse dos estudantes pelo básico de ciências políticas, em especial na monarquia do Reino Unido.

“Os alunos estavam muito eufóricos, e eu sugeri que eles escrevessem a carta, no meio de março. Eles fizeram o texto e depois fiz a tradução. Em abril vi que o Palácio havia respondido, e a carta chegou por aqui no dia 23 de maio”, explica.

Alunos eufóricos

O professor conta que foi um momento bem legal na escola. “Por mais que a gente saiba que é só uma carta, escrita por uma dama de companhia, deu uma repercussão boa aqui na cidade. Não é todo dia que se recebe uma carta de Londres. Todo mundo na escola vivenciou o sonho de fazer parte disso”, continua.

Animados com a carta da rainha, os alunos já pensam nas próximas. “Estamos querendo mandar [cartas] para outras autoridades mundo afora. Estamos selecionando ainda. Isso é bom porque desperta o interesse dos alunos, fomenta algo legal. Hoje em dia não se escreve mais cartas, é algo muito raro, virou simbólico mesmo”, completa.

Elizabeth 2ª fala sobre Brumadinho

Em 2019, Minas Gerais voltou a ser alvo da atenção da rainha Elizabeth 2ª por conta do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na região metropolitana de BH. Na ocasião, ela assinou trecho de uma mensagem direcionada ao presidente e atual candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PDC).

No texto, publicado nas redes sociais da família real, e no site oficial da monarquia, a rainha citou o príncipe Philip e disse que os dois ficaram “tristes de saber da devastação e perda de vidas causadas pela barragem que se rompeu em Brumadinho”. E completou: “Nossos pensamentos e orações estão com todos aqueles que perderam entes queridos e aqueles cujos lares e meios de subsistência foram afetados”.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!