Príncipe Harry fala pela primeira vez sobre morte da rainha Elizabeth 2ª

príncipe harry
Duque de Sussex afirma que será eternamente grato pelos ‘primeiros encontros’ que teve com a avó (Reprodução/@sussexroyal/Instagram)

O príncipe Harry, duque de Sussex, fez a primeira declaração sobre a morte da avó nesta segunda-feira (12). Em nota, ele recordou momentos alegres com a rainha Elizabeth 2ª e a definiu como uma “bússola”.

Filho do agora rei Charles III, Harry lamentou a perda da monarca, que faleceu aos 96 anos na última quinta-feira (8). “Vovó, embora esta despedida final nos traga grande tristeza, sou eternamente grato por todos os nossos primeiros encontros”, escreveu em seu site, o Archewell.

Na homenagem, o marido da duquesa Meghan Markle afirma que a rainha foi uma “bússola guia” para tantas pessoas em seu “compromisso com o serviço e o dever”.

“Ela era mundialmente admirada e respeitada. Sua graça e dignidade inabaláveis ​​permaneceram verdadeiras ao longo de sua vida e, agora, seu legado eterno”, acrescentou.

‘Já faz muita falta’

Harry recordou a morte do avô, príncipe Philip, e aposta que os dois estão agora “juntos em paz”. O marido da rainha Elizabeth 2ª morreu no ano passado, como o mais longevo consorte da história do Reino Unido.

Agradecendo pelo “sorriso contagiante” da monarca, o filho do rei Charles III relembrou algus momentos importantes que viveu ao lado dela: desde as primeiras lembranças da infância até o primeiro encontro com Meghan Markle.

“Eu aprecio esses momentos compartilhados com você e os muitos outros momentos especiais entre eles. Você já faz muita falta, não apenas por nós, mas por todo o mundo. E no que diz respeito às primeiras reuniões, agora homenageamos meu pai em seu novo papel como rei Carlos III”, diz o texto.

Rei Charles III assume o trono

Após a morte da monarca, Charles – primogênito da rainha – assume o trono como rei do Reino Unido e se prepara para um novo desafio diante de milhares de pessoas que tinham na rainha um símbolo de união e força.

“A morte de minha querida mãe, a rainha, é um momento de muita tristeza para mim e para todos os membros da minha família”, disse Charles no primeiro pronunciamento dele como rei.

“Nós estamos de luto profundo pela morte de uma soberana querida e uma mãe muito amada. Eu sei que sua morte será sentida profundamente pelo país, pela Commonwealth e por incontáveis pessoas pelo mundo”, continuou ele.

“Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados pelo nosso conhecimento do respeito e do carinho tão profundamente cultivados pela rainha”, finalizou.

Como é o mais velho, Charles é o primeiro na linha de sucessão ao trono. Depois dele, está o filho mais velho, príncipe William, e na sequência o filho mais velho dele, o príncipe George.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!