Prova do MasterChef Espanha deixa mais de 40 pessoas intoxicadas

MasterChef Espanha
Participantes cozinharam para mais de 120 funcionários de aquário (RTVE/Divulgação)

Uma intoxicação alimentar generalizada contaminou mais de 40 pessoas durante as filmagens de uma prova do reality culinário MasterChef na Espanha. De acordo com o jornal El País, as autoridades sanitárias foram acionadas e a produtora do programa emitiu um comunicado.

A prova, filmada em janeiro e exibida no domingo (9), desafiava os participantes a cozinhar para cerca de 120 funcionários do aquário gigante L’Oceanogràfic, em Valência. Os pratos usavam frutos do mar em versões indianas e mediterrâneas.

Inicialmente, uma funcionária do aquário disse no Twitter que mais de 70 pessoas acabaram com intoxicação alimentar depois da filmagem. “Na noite seguinte, tive que ir ao pronto socorro e tomar remédio para parar de vomitar. Perdi cinco quilos em três dias”, escreveu Irene na rede social.

No entanto, segundo o El País, fontes do Conselho de Saúde local informaram que foram 44 pessoas intoxicadas.

Tuítes
Funcionária desabafou sobre o ocorrido (Reprodução/Twitter)

Pedido de desculpas

Com a repercussão, a Shine Iberia, produtora do programa, se manifestou e pediu desculpas pelo ocorrido. “Lamentamos muito a indisposição manifestada por alguns dos participantes que assistiram à gravação. Trata-se de um caso absolutamente excepcional destes 11 anos de MasterChef na Espanha”, diz nota.

A Shine Iberia ainda afirma que os alimentos foram analisados antes, com resultados positivos, e sua rastreabilidade foi garantida em todo o processo.

Ainda conforme o El País, as autoridades sanitárias espanholas foram notificadas e delimitaram o número depessoas afetadas entre os mais de 120 participantes da prova.

As investigações não puderam ir mais longe, porque o episódio não foi filmado em uma instalação fixa, e porque a notificação chegou horas depois dos pratos terem sido cozinhados. O caso será remetido ao Conselho de Saúde de Madri, onde fica a sede da produtora.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!