Plataformas de streaming da China são acusadas de censurar cenas de ‘Friends’ com conteúdo LGBT

Friends
Corpo do ator foi encontrado no último sábado; causa da morte de Matthew Perry é investigada (Divulgação)

Várias plataformas de streaming da China estão sendo acusadas de censurar cenas com conteúdo LGBT+ da série de comédia “Friends”, que foi relançada no país no início da semana passada. A informação é da BBC.

As plataformas Tencent, Bilibili, Sohu, iQiyi e Youku, do Alibaba, relançaram a sitcom recentemente, mas fãs notaram que alguns trechos estariam faltando. Dentre eles, estariam cenas em que há referência a uma personagem lésbica e outra com um beijo entre dois homens.

Ainda segundo a BBC, nenhum streaming respondeu publicamente as acusações. A plataforma Sohu detinha os direitos de transmissão de Friends na China até 2018, e exibia episódios completos e sem cortes na época.

Além da ausência de trechos, os fãs também apontaram que a série tem legendas incorretas usadas para minimizar as referências sexuais. De acordo com o jornal South China Morning Post, em certo episódio, a expressão “orgasmos múltiplos” foi substituída por “as mulheres fofocam sem parar”.

Com a suposta censura, usuários das redes sociais e fãs chineses passaram a pedir um boicote dessa versão de “Friends“, levando a hashtag #FriendsCensored aos assuntos mais comentados de uma rede social utilizada no país.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!