Torcedor do River Plate arremessa banana na direção da torcida do Fortaleza; Conmebol investiga caso

argentino racista
Ato do homem foi acompanhado de risadas de outros torcedores (Reprodução/@alaniotv/Twitter)

Um torcedor do River Plate arremessou pedaços de banana na direção da torcida do Fortaleza, durante partida da fase de grupos da Copa Libertadores da América. O homem foi filmado no gesto racista, na arquibancada do Monumental de Núñez, em Buenos Aires. As imagens foram feitas no confronto entre os dois times nessa quarta-feira (13).

O torcedor aparece com uma banana na mão e começa a descascá-la e atirar pedaços na direção da torcida do Fortaleza. Enquanto isso, outros torcedores do clube argentino assistem à cena e dão risada. Ao final, o homem ainda ostenta uma camisa da seleção do país.

Nas redes sociais, muitas pessoas se revoltaram com o gesto racista. “Enquanto a CONMEBOL não tomar medidas REAIS contra o racismo das torcidas sul-americanas contra brasileiros, cenas como estas, com um torcedor do River Plate jogando UMA BANANA contra a torcida do Fortaleza, voltarão a se repetir. Até quando?”, escreveu um usuário do Twitter.

Clubes repudiam

Pelas redes sociais, o clube argentino condenou a atitude do homem. “O River Plate expressa seu absoluto repúdio aos gestos racistas e xenófobos de um torcedor em relação à torcida visitante, e anuncia que já está implementando as medidas correspondentes para identificar o culpado e aplicar as sanções cabíveis”, publicou o clube.

O Fortaleza também se manifestou contra o gesto racista do torcedor. “Somos 2 milhões de torcedores e torcedoras, somos de todas as classes e de todas as cores. O River Plate, um dos maiores clubes do Mundo, nos recebeu de forma educada, honrosa, o que nada se compara ao ato em questão”, escreveu. “O racista e xenófobo deve ser identificado, localizado e punido pelas autoridades competentes”, completou.

Conmebol investiga

A Unidade Disciplinar da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) vai analisar as imagens do torcedor do River Plate. Segundo o Uol, o provável é que o caso seja julgado nas próximas semanas pela Comissão Disciplinar, formada por cinco juízes, mas dificilmente o River Plate sofrerá sanções além de multa.

O Código Disciplinar da Conmebol, que fala sobre a discriminação em jogos, prevê suspensão de jogadores, dirigentes, técnicos e funcionários de clubes que cometerem atos discriminatórios, mas, no caso de torcedores são previstas somente as multas a partir de US$ 30 mil.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!