Ucrânia afirma que já são mais de 2 mil civis mortos pelos bombardeios russos

ucrania
Rússia diz ter tomado a segunda maior cidade ucraniana (Reprodução/Redes Sociais)

Após sete dias de invasão russa na Ucrânia, as autoridades do país afirmam que mais de 2 mil civis já foram mortos. Segundo o Serviço de Emergência do país também foram destruídas centenas de estruturas, incluindo instalações de transporte, hospitais, creches e residências.

O número de vítimas foi divulgado pela Ucrânia nesta quarta-feira (2). “Crianças, mulheres e forças de defesa estão perdendo a vida a cada hora”, disse, em comunicado enviado a agências de comunicação internacionais.

O dado divulgado pelo país está acima do que foi informado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Segundo a organização, são aproximadamente 500 civis mortos até o momento. No entanto, a ONU assume a possibilidade da cifra ser maior, por dificuldades de estimar com exatidão em meio ao conflito.

Ataque a Kharkiv

Nesta quarta-feira (2), a Rússia anunciou a tomada de Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana. Pelas redes sociais, a Ucrânia confirmou que a região foi fortemente bombardeada durante a madrugada. Os mísseis russos chegaram a atingir um hospital na cidade. “Praticamente não restam áreas em Kharkiv que não foram atingidas por projéteis de artilharia”, informou o governo ucraniano.

Ainda segundo o governo ucraniano, dezenas de pessoas já foram retiradas dos escombros na cidade. Pelo menos quatro mortes já foram confirmadas. Os mísseis destruíram prédios de universidades, da polícia e a embaixada da Eslovênia no país.

Invasão russa

O exército da Rússia invadiu a Ucrânia na madrugada da última quinta-feira (24). Pouco depois de anunciar que o país do Leste europeu havia decidido realizar uma operação militar especial no território ucraniano, explosões foram relatadas em diversos pontos do país.

Pelo menos 102 civis na Ucrânia foram mortos desde quinta-feira (24) e 304 ficaram feridos. A chefe de Direitos Humanos das Nações Unidas, Michelle Bachelet, afirma que é possível que o número real seja “consideravelmente maior”.

Já de acordo com a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados, mais de meio milhão de pessoas fugiram para países vizinhos.

Uma reunião entre representantes da Rússia e da Ucrânia, primeira desde a invasão que voltou a atenção do mundo para o Leste europeu, terminou sem acordo nessa segunda-feira (28). A conversa, que se estendeu por cerca de cinco horas, aconteceu na fronteira da Ucrânia com a Bielorússia.

De acordo com o New York Times, os representantes de cada país não chegaram a um consenso, porém devem se reunir novamente para continuar a negociação. Além de interromper o conflito armado, o governo ucraniano pretende negociar a retirada das tropas russas de seu território.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!