Uefa reprova invasão, apoia Ucrânia e deve tirar final da Champions de cidade russa

ucrania uefa
Uefa deve mudar sede da final da Champions League amanhã (Reprodução/Instagram/@gazpromarena + Reprodução/Instagram/@fcshakhtar)

Por meio de nota oficial, a Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) condenou os bombardeios das tropas militares russas na Ucrânia, ocorridos na madrugada da última quinta-feira (24). Aleksander Ceferin, o presidente da Uefa, já convocou uma reunião extraordinária para amanhã, às 6h (horário de Brasília). 

A entidade deve tomar uma decisão acerca da mudança de sede da final da Liga dos Campeões. No momento, o jogo será recebido pela Gazprom Arena, em São Petesburgo (Rússia), no próximo dia 8 de maio. O estádio de Wembley, na Inglaterra, é um dos cotados para o “plano B” da Uefa.

‘Preocupação significativa’ da Uefa

A entidade iniciou a nota reprovando fortemente os ataques militares da Rússia em território ucraniano. “A UEFA partilha a preocupação significativa da comunidade internacional com a situação de segurança que se desenvolve na Europa e condena veementemente a invasão militar russa em curso na Ucrânia”.

“Como organismo dirigente do futebol europeu, a UEFA trabalha incansavelmente para desenvolver e promover o futebol de acordo com valores europeus comuns, como a paz e o respeito pelos direitos humanos, no espírito da Carta Olímpica”, inicia a nota da entidade.

Uefa apoia o povo ucraniano

A Uefa também declarou apoio à população atingida pelos ataques militares russos: “Continuamos resolutos na nossa solidariedade com a comunidade do futebol na Ucrânia e estamos prontos para estender a nossa mão ao povo ucraniano”.

“Estamos lidando com esta situação com a máxima seriedade e urgência. As decisões serão tomadas pelo Comitê Executivo da Uefa e anunciadas amanhã”, conclui a Uefa.

Campeonato Ucraniano suspenso

Diante da invasão das tropas russas na Ucrânia, o campeonato nacional de futebol do país atingido foi oficialmente suspenso, a 12 rodadas do fim da competição. É o que diz o breve comunicado divulgado hoje (24) pela Premier League Ucraniana (UPL): “Devido à imposição da lei marcial na Ucrânia, o Campeonato Ucraniano está suspenso”.

Por meio de comunicado, o presidente da Ucrânia impôs a lei mencionada pela UPL. “Ouviram-se explosões em muitas cidades da Ucrânia. Estamos introduzindo a lei marcial em todo o território do nosso país”, declarou em suas redes sociais. Isso significa que as autoridades militares tomarão conta da administração, na tentativa de conter os avanços de Putin.

Jogadores brasileiros

Diversos atletas brasileiros que atuam em times da Ucrânia tiveram que deixar suas casas e ir para um hotel na capital Kiev. Junto a suas esposas e filhos, eles gravaram e postaram um vídeo (veja abaixo) com pedidos de ajuda ao governo brasileiro para deixar o país em segurança.

“A gente tá aqui pedindo ajuda pra vocês através desse vídeo devido à falta de combustível que existe na cidade, fronteira fechada, espaço aéreo fechado, não tem como a gente sair”, disse Marlon, ex-Fluminense e atual jogador do Shakhtar Donetsk. O embaixador do Brasil em Kiev assegurou que todos os brasileiros serão evacuados das regiões afetadas na Ucrânia.

Rússia bombardeia Ucrânia

De acordo com a CNN, a Rússia já invadiu ao menos 16 regiões da Ucrânia. Autoridades locais informaram que dezenas de pessoas já morreram, e seis aviões russos teriam sido destruídos. Na capital ucraniana, Kiev, moradores tentam deixar a região, com desespero em relação ao futuro.

Antes de atacar o país rival, Putin justificou a decisão afirmando que seu governo não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia”. Em discurso que assustou muitos telespectadores, declarou também que “quem quer que tente interferir conosco, e ainda mais para criar ameaças ao nosso país, ao nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e o levará a consequências como você nunca experimentou em sua história”.

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!