Ultramaratonista mineira bate recorde ao subir e descer montanha mais alta da Antártida a -36º

Fernanda Maciel Antártica
Fernanda Maciel é especialista em competições extremas (Reprodução/fernandamaciel_oficial/Instagram)

Fernanda Maciel, ultramaratonista mineira, bateu dois recordes ao subir a Monte Vinson, montanha mais alta da Antártida, com 4.892 metros. Atletas profissionais levam até uma semana para fazer o percurso, que ela fez em 9h41min.

Ela fez o menor tempo da história na subida, e menor tempo na soma da subida com descida, e sem o auxílio de oxigênio. Para a subida, foram 6h40min. E o percurso total foi de 9h41min. No dia do feito, o termômetro marcava -36° no topo da montanha, com ventos de 20 km/h.

A atleta entrou no ramo das competições extremas em 2008. Para conseguir se preparar para esse grande desafio, com altitude de quase 5 mil metros e temperaturas congelantes, com média de – 40ºC, Fernanda se mudou para Chamonix, na França, em 2019. Ela passou três anos enfrentando temperaturas negativas, muito treino e banhos gelados até estar pronta para o desafio.

Em entrevista ao Bom Dia Brasil, ela contou a experiência intensa que viveu. “É tão frio que eu nunca tinha visto isso, o meu cabelo realmente congelou no frio. O próprio suor congela. Então tem que ir assim, sem muita roupa para poder correr, mas também não posso parar”.

A atleta voltou a Belo Horizonte para visitar a família, mas já está retornando para a França para se preparar para a próxima aventura extrema. “No Alasca tem a montanha mais alta da América do Norte e essa é bastante frio, é mais ou menos como a Antártica e longa. Talvez seja umas 20 horas. Vai me exigir também bastante treinamento”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!