‘Fantasma em sanatório’: As teorias que tentam explicar ‘encontro’ de guarda com idosa morta

sanatório finochietto
A imprensa local procurou desvendar o mistério e apresentou explicações mais realistas sobre o vídeo que viralizou na internet (Reprodução/Redes sociais)

As teorias sobre o “fantasma” atendido por um guarda do Sanatório Finochietto, na Argentina, não param de surgir. A imprensa local tenta desvendar o mistério e apresentar explicações mais realistas sobre o vídeo que viralizou na web.

O hospital na região de Córdoba ganhou holofotes do mundo todo, nos últimos dias, por conta do registro curioso. Nas imagens, um guarda surge interagindo com “alguém” que não é captado pelas câmeras (assista abaixo na íntegra).

A principal especulação que circula nas redes é de que a pessoa seria uma idosa que morreu cerca de três horas antes e estava no quarto 915 da instituição.

Entre os principais jornais da Argentina, o Clarín apura o caso e diz que nenhuma possibilidade deve ser descartada. Já o La Nación afirma que tudo se trata de uma brincadeira.

O ‘fantasma’ do sanatório

Quando o caso estourou, o porteiro contou ao Clarín ter visto uma idosa corpulenta e disse que chegou a conversar com ela.

Segundo o trabalhador, a mulher pediu para visitar o quarto 915 para procurar por algo que esqueceu enquanto estava internada na unidade de saúde.

O homem disse ter permitido que a senhora subisse, mas, ao notar que ela não voltou, acionou outros funcionários da clínica.

E então veio a surpresa: ninguém mais viu a idosa por lá. Conforme as supostas anotações dele, ela foi identificada como a paciente que morreu mais cedo naquele dia.

Veja o vídeo que intrigou internautas:

As teorias

De acordo com o La Nación, as hipóteses esotéricas que tomaram conta das redes sociais são infundadas. As fontes encarregadas da investigação disseram ao jornal que as imagens são verdadeiras, mas a história não.

Segundo essas pessoas, o guarda fingiu atender a suposta idosa e não anotou nada na caderneta que aparece no vídeo.

“Não há registro de entrada de ninguém naquele momento. Esse senhor finge estar escrevendo algo, mas quando você consulta o registro, não tem ninguém”, afirmaram.

Já o Clarín não se aprofundou na investigação, mas reforçou que a porta do sanatório estava com defeito e teria aberto 28 vezes sozinha naquela noite.

O jornal também questiona o motivo pelo qual um funcionário deixaria alguém entrar no local às 3 horas da manhã e subir até um quarto, “como se isso fosse um procedimento comum”?

Ninguém entrou no sanatório

O La Nación apurou que a porta do sanatório estava quebrada. Além disso, as fontes informaram que se trata da entrada para a guarda, por isso fica aberta fora do horário do expediente. Durante várias horas entre a noite de quinta e sexta-feira, ela abriu sozinha cerca de 28 vezes.

O jornal diz também que ninguém entrou no Sanatório Finochietto durante a gravação. Normalmente, o guarda está acompanhado de mais duas pessoas, incluindo um responsável pelas admissões. As duas estavam ocupadas com outras tarefas naquele momento.

“As pessoas nascem e morrem todos os dias neste sanatório. Portanto, é muito difícil relacionar esse episódio a qualquer nascimento com qualquer morte. Mas isso está descartado. Primeiro, porque não temos o nome da pessoa que supostamente entra, já que o homem visto na imagem não escreveu nada”, dizem.

‘Brincadeira muito bem estruturada’

As fontes definiram a gravação como uma brincadeira de mau gosto, “muito bem estruturada”, gerou essa “história fantástica”. Ao que tudo indica, não se trata de um fenômeno paranormal.

O Sanatório Finochietto investiga o ocorrido, mas destaca que não quer tirar conclusões precipitadas.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!