Uma jovem de 23 anos morreu na noite de sexta-feira (17) após passar mal durante o show da cantora estadunidense Taylor Swift, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Ana Clara Benevides acompanhava a estreia da turnê The Eras Tour no Brasil quando sofreu uma parada cardiorrespiratória.
Natural de Sonora, no Mato Grosso do Sul, Ana Clara estava na grade do show quando desmaiou. A sensação térmica do local chegou à casa dos 60ºC. Segundo Thiago Fernandes, amigo da jovem, que também assistia à apresentação, ela chegou a ser reanimada no estádio e encaminhada ao Hospital Municipal Salgado Filho, localizado próximo ao Nilton Santos. Entretanto, no caminho, Ana Clara teve uma segunda parada cardíaca.
Pelo Instagram, Thiago lamentou a morte da amiga. “Eu simplesmente não consigo acreditar que você não está mais aqui. Não consigo aceitar isso”, postou. “Conversamos sobre esse show tantas vezes, e como eu queria estar contigo. Estou tão triste que eu não sei o que fazer. Você era uma das minhas amigas mais antigas. Por tanto tempo, e agora em diante, só nas memórias! Eu espero que você esteja bem agora. Descanse!”, publicou.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, mil desmaios foram contabilizados no show de Taylor Swift na noite dessa sexta-feira. Em comunicado, a Tickets For Fun, empresa responsável pelas apresentações da cantora no país, lamentou a morte de Ana Clara, mas não se pronunciou sobre a questão da temperatura no estádio.
“É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. […] Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos”, registrou a empresa em nota.
Reação dos fãs
Nos comentários da publicação realizada pela Tickets For Fun, fãs se mobilizaram em questionamento à organização do evento. Segundo presentes, a produtora proibiu a entrada do público ao show com garrafas de água, mesmo diante do histórico de calor extremo dos últimos dias.
Taylor se pronuncia
Na madrugada deste sábado (18), Taylor Swift publicou, em sua conta do Instagram, uma mensagem sobre a morte de Ana Clara Benevides. Em story com estética de carta escrita a mão, a cantora afirmou estar com o “coração devastado” pelo ocorrido.
“Eu não posso acreditar que estou escrevendo essas palavras, mas é com meu coração devastado que eu digo que perdemos uma fã no começo desta noite, antes do meu show. Eu não posso nem acreditar o quão devastada eu estou por isso. Tenho pouquíssimas informações, mas sei que, de fato, ela era incrivelmente bonita e muito nova”, registrou a publicação.
“Eu não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto sobrecarregada com o luto, só ao tentar falar sobre isso. O que eu quero dizer agora é, sinto muitíssimo pela perda e meu coração partido está ao lado da família e dos amigos. Esta é a última coisa que se quer pensei quando decidi trazer esta turnê ao Brasil”, concluiu.
Ministro da Justiça promete lei de acesso à água
Através de seu perfil no X, antigo Twitter, o Ministro da Justiça Flávio Dino prometeu medidas imediatas após a morte de Ana Clara Benevides no show de Taylor Swift. Dentre elas, a criação de normas emergenciais ao acesso à água durante eventos do gênero.
O Ministro também afirmou que haverá responsabilização sobre entidades denunciadas na primeira apresentação de Taylor Swift no Brasil, por não disponibilizarem recursos ao público. “É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água”, pontuou.