Leoni estreia em BH turnê que celebra 40 anos de carreira

Repertório traz nova roupagem para clássicos do Kid Abelha e Heróis da Resistência (Danilo Mathias/Divulgação)

Quatro décadas de composições condensadas em apresentação única, no Palácio das Artes: assim, o músico carioca Leoni chega a Belo Horizonte. Na noite desta sexta-feira (17), o público mineiro poderá recordar canções fundadas no repertório popular brasileiro, em show marcado para as 21h.

O ano era 1983 quando Leoni, acompanhado da então namorada Paula Toller, Bruno Fortunato e George Israel lançaram o compacto de estreia do Kid Abelha: “Pintura Íntima”. No lado B do disco, “Por Que Não Eu?”, faixa que cravaria, em definitivo, o lugar do quarteto nas rádios nacionais pelas próximas décadas.

“Ali no começo dos anos 80, banda tinha que ter material próprio. Essa coisa de cover veio muito depois”, comenta Leoni. “Não passava pela minha cabeça ter uma banda que não tivesse material próprio. Como ninguém compunha, eu falei: ‘bom, vou começar a fazer então'”.

E começou. Além de fundador e baixista do Kid, Leoni carregou o título de compositor principal do grupo até sua saída em 1986. Dali pra frente, à frente d’Os Heróis da Resistência, banda que repercutiu até 1993, o fardo da composição já não pesava tanto.

“Eu descobri que essa coisa da composição é igual falar, você aprende de tanto ouvir. Criança é assim, aprende a falar ouvindo mãe, pai e repetindo. Eu descobri que sabia compor de tanto que eu tinha ouvido música, foi instintivo. E com o tempo eu fui desenvolvendo, claro”, conta.

40 anos na estrada

Com o fim d’Os Heróis, Leoni se lançou em carreira solo, em caminhada nada solitária, entretanto. As andanças anteriores lhe renderam grandes parceiros: Frejat, Paulinho Moska, Zélia Duncan, entre tantos outros.

Acompanhado ou não, fato é que o músico construiu um repertório de dar inveja até nos nomes da prateleira mais alta da MPB. No setlist do show desta noite, por exemplo, nada de músicas de outros compositores, se não pelo momento de homenagem ao Clube da Esquina — “movimento de muita sofisticação, que merece ser cultuado”, nas palavras do carioca.

E por falar em Clube da Esquina, ascendendo à mineiridade, Leoni destaca Belo Horizonte em meio aos 40 anos de caminhada na música. “Foi aqui onde os Heróis da Resistência fizeram o primeiro show da carreira. E aí eu pensei: ‘já tenho um lugar bacana pra começar [a turnê atual]. Vou juntar tudo e estrear lá'”, completa.

Com o apoio do filho Antônio Leoni (guitarra, teclados e voz), de Gustavo Corsi (na guitarra), Carol Mathias (baixo e voz) e Lourenço Monteiro (bateria e voz), Leoni promete um passeio cronológico pelos maiores sucessos da sua jornada musical, do Kid à carreira solo. “Um monte de memórias, uma viagem no tempo”, sorri.

Leoni – 40 anos na estrada
Local: Palácio das Artes
Data: 17/11
Horário: 21h
Ingressos: https://www.eventim.com.br/event/leoni-40-anos-na-estrada-palacio-das-artes-17245455/

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!