Metrô BH deixa de receber bilhetes físicos a partir de hoje; saiba o que fazer

metro pagamento
Bilhetes físicos remanescentes poderão ser trocados por crédito em app (Amanda Dias/BHAZ)

O Metrô de Belo Horizonte deixa de receber, a partir de hoje (16), tíquetes físicos como passagem. Para ingressar no transporte público, os passageiros deverão utilizar os cartões BHBus e Ótimo ou modalidades recém inauguradas pela empresa gestora, como bilhetes virtuais, pagamento via aproximação, ou mediante aplicativo de celular.

A medida vem após a introdução do sistema de bilhetagem eletrônica, em vigor desde 15 de setembro nas estações de Metrô da capital. Nestes locais, equipes de atendentes estão disponíveis para auxiliar os usuários na adaptação aos novos formatos de pagamento.

Segundo a concessionária responsável pela administração do Metrô, a iniciativa visa aprimorar a qualidade do serviço oferecido ao público. “Essa melhoria vai facilitar o procedimento de embarque e trazer mais conforto para quem precisa se locomover”, pontua o secretário do Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parceria (Seinfra), Pedro Bruno, em nota.

Como ingressar no Metrô agora?

A partir desta quinta-feira (16), os passageiros do Metrô passam a contar com quatro possibilidades de ingresso no transporte. Entenda cada um deles abaixo.

Cartões BHBus e Ótimo

Os velhos conhecidos cartões BHBus e Ótimo continuam valendo como forma de ingresso no Metrô de BH. Eles integram o Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Serviço de Transporte Público por Ônibus do Município de Belo Horizonte e também são aceitos nos ônibus da Região Metropolitana da capital.

Para ingressar no Metrô com os cartões, basta ter saldo suficiente. Para isso, é possível recarregar os cartões nas bilheterias físicas do Metrô, que só aceitam dinheiro físico no processo.

Pagamento por aproximação

Desde 15 de setembro, é novidade a validação da passagem do Metrô por aproximação direta nas catracas, utilizando cartões de crédito ou débito. Também são aceitas carteiras digitais de smart watches, celulares ou tablets.

Para acessar o transporte, basta ter saldo suficiente na conta do banco e aproximar o cartão dos novos validadores das estações. São aceitas as bandeiras de crédito Visa, Mastercard e Elo.

Aplicativo Bipay

Os usuários do Metrô BH também podem comprar as passagens por Pix, cartão de crédito ou débito pelo novo aplicativo Bipay. A plataforma gera um QR code que é lido pelos validadores de bilhetes das estações.

A ferramenta também permite que o passageiro verifique a localização dos trens e a previsão de chegada nas estações.

Bilhetes virtuais

Aos desapegados de cartões e aplicativos de celular, continua sendo possível adquirir o tíquete do Metrô BH por dinheiro físico. As estações oferecem os chamados bilhetes virtuais, que podem ser comprados nos caixas das estações. Os bilhetes virtuais consistem em um QR code impresso em papel, que é lido pelos validadores das catracas.

Tíquetes remanescentes

O Metrô de BH informa que, entre 16 de novembro e 30 de dezembro de 2023, os usuários que possuírem tíquetes físicos remanescentes poderão trocar os bilhetes por crédito no app Bipay. A solicitação de troca dever ser feita presencialmente na Estação Central do Metrô, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!