Nova espécie de abelha recebe nome de professor da UFMG

professor Fernando Silveira
Abelha recebe nome de professor da UFMG que morreu em 2022 (Reprodução/Acervo UFMG)

Uma nova espécie de abelha recebeu o nome do professor do ICB (Instituto de Ciências Biológicas) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Fernando Silveira morreu em 2022, foi vinculado à pós-graduação em Zoologia e estudava conservação de abelhas e biodiversidade.

A homenagem foi feita por colegas como o professor Thiago Mahlmann Lopes, doutorando no Programa de Pós-graduação em Entomologia do Inpa. A nova espécia se chamará Ceratina (Calloceratina) silveirai – Mahlmann & Oliveira, 2023.

“O professor Fernando foi uma pessoa maravilhosa e sempre nos encantou com seu conhecimento ímpar, particularmente sobre as abelhas”, disse Thiago Mahlmann. “Resolvemos homenageá-lo dando o nome de uma nova e belíssima espécie”, adicionou.

Eternizar nome importante para a ciência

Segundo Thiago, o objetivo é eternizar o nome de “alguém que tanto fez pela ciência brasileira”. A nova espécie de abelha está descrita em um artigo publicado na revista EntomoBrasilis. No documento, os pesquisadores descrevem e ilustram duas novas espécies de abelha.

Fernando Amaral Silveira morreu em agosto do ano passado. Ele era um dos líderes do Laboratório de Sistemática de Insetos do ICB e trabalhava com abelhas ameaçadas de extinção. O professor estudava aspectos como a flutuação da abundância e da riqueza de espécies desses insetos.

Há 13 anos, Fernando descobriu, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, uma nova espécie de abelha, a Actenosigyne mantiqueirensis. O professor era conhecido pelos colegas como bem–humorado, socialmente orientado, crítico sensível e paciente.

Publicou diversos textos científicos e quatro livros de literatura: Encruzilhadas (2016), Contos de outros mundos (2017), Espelho virtual (2019) e Cândida e outras vidas (2022). Antes de falecer, estava trabalhando em um livro de contos e em uma novela.

o gênero Ceratina (Calloceratina) Cockerell, 1924. Ceratina (Calloceratina) mourei Ceratina (Calloceratina) silveirai formam o grupo de espécies silveirai, que é muito distinto dentro do subgênero C. (Calloceratina)

Colegas do professor ficaram responsáveis por fazer a homenagem. A nova espécie se chamará Ceratina fizeram a homenagem de colocar o nome do professor.

Com UFMG

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!