Advogada mineira é exonerada pela OAB após falas xenofóbicas contra nordestinos

advogada xenofobia flavia
Flávia Aparecida Rodrigues Moraes foi exonerada após vídeo com falas xenofóbicas (Reprodução/Redes sociais)

A advogada Flávia Aparecida Rodrigues Moraes foi exonerada da vice-presidência da OAB Mulher de Uberlândia após publicar um vídeo em que faz declarações xenofóbicas contra nordestinos.

Em imagens que circulam pelas redes sociais, a advogada aparece dizendo que “não vai mais alimentar quem vive de migalhas”, em referência à população do nordeste do país (relembre abaixo).

Exoneração

Em posicionamento, o presidente da OAB Uberlândia, José Eduardo Batista, explicou que o órgão decidiu pela exoneração da advogada do cargo de vice-presidente por não0 compactuar com as declarações dela.

“Reiteramos que não compactuamos com os lamentáveis fatos veiculados nas redes sociais, nem com as expressões usadas pela advogada”, declarou o presidente em vídeo publicado ontem (6). Assista:

Além disso, a OAB determinou a abertura de “processos éticos-disciplinares pelo Conselho de Ética e Disciplina da Subseção e pelo Tribunal de Ética Regional”.

Por fim, o órgão apresentou “sinceras desculpas ao povo nordestino e em especial à advocacia nordestina e advocacia brasileira pelas manifestações ofensivas da referida advogada, postadas nas redes sociais”.

Relembre o caso

Em vídeo que circula pelas redes sociais, a advogada aparece atacando nordestinos com ofensa xenofóbicas. As imagens começaram a circular após o resultado do primeiro turno. Lula (PT) ganhou com ampla vantagem no Nordeste.

Flávia aparece com bebidas na mão e vestida de verde e amarelo. Junto a duas amigas, ela dispara: “A todos aqueles brasileiros que a partir de hoje têm que ser muito inteligentes. Nós geramos empregos, nós pagamos impostos e sabe o que que a gente faz? A gente gasta o nosso dinheiro lá no Nordeste”.

“Não vamos fazer isso mais. Vamos gastar dinheiro com quem realmente precisa, com quem realmente merece. A gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas”, continuou ao advogada, que aparece de verde e amarelo com duas amigas.

“Vamos gastar o nosso dinheiro aqui no Sudeste, ou no Sul ou fora do país, inclusive porque fica muito mais barato. Um brinde a gente que deixa de ser palhaço à partir de hoje”, completou Flávia Moraes.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!