Apagão: Minas registra queda de energia em 62 cidades da Zona da Mata

energia elétrica
Agência também terá que atender consumidores mais rapidamente (Reprodução/@ furnasenergia/Instagram)

Minas Gerais teve ao menos 62 cidades sem energia elétrica na noite deste sábado (18). A queda de energia foi registrada em municípios da Zona da Mata mineira depois de uma falha na Subestação de Rocha Leão, da hidrelétrica de Furnas, que fica na cidade de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.

De acordo com a hidrelétrica Furnas, responsável pela geração de energia nessa região, a falha aconteceu por volta das 21h21. “As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos dessa subestação”, diz a empresa em nota enviada à reportagem (leia abaixo). As causas da falha ainda estão sendo investigadas.

Já a Energisa, distribuidora de energia de 65 cidades em Minas Gerais, afirma que o apagão atingiu 60 municípios. “A situação foi normalizada para 100% dos municípios impactados às 22h. A equipe da Energisa continua acompanhando a situação, de prontidão 24 horas, e em contato com as Supridoras e o ONS (Operador Nacional do Sistema), que é responsável pela análise do que ocasionou a ocorrência”, afirma a empresa.

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) também confirmou a queda de energia no mesmo horário na noite de ontem, atingindo outros dois municípios. De acordo com a companhia, as cidades que foram atingidas são Estrela D’Alva e Volta Grande. “A interrupção ocorreu às 21h21 e o fornecimento foi inteiramente normalizado às 21h45 em ambos municípios”, diz em nota.

Nota da Energisa na íntegra

A Energisa informa que uma ocorrência na Subestação Rocha Leão de Furnas afetou as Supridoras Light e Enel, que abastecem as concessões de Minas e Nova Friburgo, foi responsável pelas interrupções de energia na noite de ontem, 18 de setembro.

A situação que impactou Nova Friburgo e aproximadamente 60 municípios da concessão de Minas Gerais teve início às 21h21min e a Energisa atuou de imediato para minimizar o problema aos seus clientes, conseguindo restabelecer o sistema de forma gradativa. A situação foi normalizada para 100% dos municípios impactados às 22h.

A equipe da Energisa continua acompanhando a situação, de prontidão 24 horas, e em contato com as Supridoras e o ONS (Operador Nacional do Sistema), que é responsável pela análise do que ocasionou a ocorrência.

Nota da Furnas na íntegra

FURNAS informa que na noite de ontem, sábado 18/09/21, às 21h21min ocorreu uma falha na Subestação de Rocha Leão, localizada no município de Rio das Ostras, RJ.

As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos dessa subestação. A equipe técnica de FURNAS prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento para a distribuidora. A empresa está analisando as causas do ocorrido.

Nota da Cemig na íntegra

A Cemig informa que, devido a uma ocorrência externa ao sistema da empresa, houve uma interrupção, na noite deste sábado (18/9), no fornecimento de energia a duas cidades da área de concessão da empresa: Estrela D’Alva e Volta Grande, na Zona da Mata de Minas.

A interrupção ocorreu às 21h21 e o fornecimento foi inteiramente normalizado às 21h45 em ambos municípios. As causas da interrupção estão sendo apuradas pelos órgãos responsáveis.

Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!