Artes e cafés: Minas Gerais ganha três novas rotas turísticas

rotas turísticas minas gerais
Trajetos evidenciam a riqueza de Minas Gerais (Inhotim/Divulgação + Imagem ilustrativa/FreePic)

Minas Gerais anunciou a criação de três novas rotas turísticas no estado. A iniciativa tem como objetivo impulsionar ainda mais o turismo mineiro, diversificando as opções de destinos e proporcionando aos viajantes uma imersão única na cultura, história e natureza entre as montanhas de Minas.

O anúncio foi feito na tarde de sexta-feira (10), durante o 35ª Festuris, em Gramado, no Rio Grande do Sul, pelo governador em exercício de Minas Gerais, Professor Mateus, e pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira.

Durante a feira, foram apresentadas a Rota das Artes, a Rota Cafés do Sul de Minas e a Rota Turística do Café do Cerrado Mineiro. Os três itinerários são fruto do Projeto Diversifica, desenvolvido pela Secult-MG, em parceria com o Sebrae e as Instâncias de Governança Regionais (IGRs).

A expectativa é que essa iniciativa não apenas atraia visitantes, mas também estimule o desenvolvimento econômico e cultural das regiões contempladas. A diversificação das rotas turísticas representa uma estratégia para explorar o potencial de Minas Gerais como um destino turístico multifacetado e encantador, além de impulsionar a geração de emprego e renda no estado.

Rota das Artes

A rota abrange oito municípios: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.

Ao todo, o trajeto oferece 16 experiências: Palácio da Liberdade (Belo Horizonte), Museu Minas e Metal (Belo Horizonte), Inhotim (Brumadinho); Arte, Cerâmica e Brunch no Ateliê (Brumadinho); Arte em Cerâmica no Mirante (Brumadinho); Brunch na Vila Lavanda (Brumadinho); Coração em Branco (Brumadinho); Alquimia dos Quintais (Brumadinho); 4 Estações com o Chef (São Joaquim de Bicas); Da Cozinha ao Qintal da Mestra (São Joaquim de Bicas); Arte em Madeira (Igarapé); Santuário do Bom Jesus do Matosinhos (Congonhas); Museu de Congonhas (Congonhas); Cerâmica Saramenha (Ouro Branco); Ateliê Edney do Carmo (Mariana) e Restaurante Sebastião (Ouro Preto).

Rota Cafés do Sul de Minas

Contempla seis municípios do Sul de Minas, que é a maior região produtora de café do mundo. Integram este trajeto Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Baependi, Caxambu e Cruzília. A rota reunirá cerca de seis experiências turísticas relacionadas ao café: Paiol Café Boutique (Três Pontas), Fazenda Santa Quitéria (Cambuquira), Fazenda Catiguá (Cambuquira), Parque das Águas (Caxambu), Café Seival (Baependi) e Laticínios Paiolzinho (Cruzília).

Rota Turística do Café do Cerrado Mineiro

A rota está estruturada na cidade de Patrocínio, que é considerado o maior produtor de café no Brasil. A experiência inclui um roteiro de fazendas para os turistas visitarem. Eles terão a oportunidade de conhecer as plantações e os processos de cultivo dos grãos, além de experimentar a cozinha local e o tradicional café do Cerrado Mineiro.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!