Veja o que se sabe sobre a bactéria que pode ter causado a morte de crianças em MG

criança tendo a garganta examinada
A morte de três crianças com suspeita de infecção pela bactéria Streptcoccus pyogenes em São João del-Rei acendeu alerta (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

Nesta semana, prefeituras de seis cidades mineiras anunciaram a suspensão das aulas em escolas municipais para a desinfecção das salas. As medidas foram tomadas após a morte de três crianças com suspeita de infecção pela bactéria Streptcoccus pyogenes em São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes.

Em conversa com o BHAZ, o médico infectologista Leandro Curi explica que a Streptcoccus é um grupo de bactérias já bastante conhecido pela medicina. Segundo ele, “a bactéria não é nova, mas talvez os quadros clínicos sejam novos”.

“Fica aí o alerta: essa bactéria, que já é conhecida nossa, que está causando síndromes mais mortais. Será que é uma nova forma virulenta? É a mesma bactéria de sempre que estamos olhando de uma nova forma? É uma bactéria com maior capacidade de surto? Ficam um monte de interrogações que ainda não temos resposta”, ponderou o especialista.

O infectologista explica que a Streptcoccus é a responsável por algumas doenças bastante comuns, como as amigdalites e faringites. Quando ela se encontra em um estado mais patológico, ou “doente”, ela pode trazer complicações a pessoas com o sistema imunológico baixo, como é o caso das crianças.

“Em extremos de idades, como crianças, idosos, ou em pessoas com a imunidade deficitária, a gente vê que pode causar doenças mais invasivas como essas que estão ocorrendo”, acrescenta ele.

Atenção aos sintomas

Os sintomas da infecção, segundo o médico, podem ser bem amplos e variam desde a dor de garganta até problemas de insuficiência renal.

“A nota técnica do estado menciona sintomas como problemas musculares, infecção no sangue, insuficiência renal, problemas de circulação, alteração de plaquetas, vermelhidão no corpo, desconforto respiratório”, listou.

A contaminação acontece por meio das vias aéreas, ou seja, mais uma vez usar máscara pode ser crucial para conter a propagação da bactéria. “Essa é uma bactéria de vias aéreas, então a proteção das vias aéreas é fundamental. Mas em alguns poucos casos ela pode ficar no ambiente também”, explicou ele.

Escolas suspendem aulas

Após a suspensão de aulas em escolas municipais de São João del-Rei, as cidades vizinhas Tiradentes e Santa Cruz de Minas, na Zona da Mata Mineira, também anunciaram a paralisação das atividades escolares.

Além delas, os municípios de Conceição da Barra de Minas, Ritápolis e Felício dos Santos também suspenderam as aulas nesta semana para desinfectar as salas de aula.

As medidas foram tomadas como forma de prevenção contra o contágio da bactéria Streptococcus pyogenes, que causou a morte de um menino em São João del-Rei. Outras duas mortes são investigadas pela prefeitura da cidade.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!