Barragem da AngloGold em Santa Bárbara entra em alerta nível 1 após confirmação de trinca

barragem santa bárbara
Barragem em Santa Bárbara é colcoada em alerta nível 1 de forma preventiva (Reprodução/ANM)

A barragem CDS II da mineradora AngloGold em Santa Bárbara, região Central de Minas Gerais entrou em estado de alerta nível 1 após o surgimento de uma trinca, confirmado nessa sexta-feira (7).

Segundo a mineradora informou em nota, a decisão de colocar a barragem em nível 1 de alerta “segue o PAEBM – Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração”. Por se tratar de nível primário, não há risco iminente de rompimento.

Por isso, “não foi necessário acionar sirenes ou fazer a evacuação da zona de autossalvamento”, informou a AngloGold Ashanti.

Conforme a empresa, a trinca de centímetros de largura é comum em uma estrutura que passa por obras de reforço.

Nível 1 seguirá até confirmação da estabilidade

Técnicos da ANM (Agência Nacional de Mineração) foram os responsáveis pela vistoria e acompanham o caso.

“A mudança para nível 1 é preventiva e seguirá até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada, confirmando a segurança e estabilidade da barragem, à ANM”, disse a mineradora.

A empresa ressaltou que a barragem CDS II “conta com todas as licenças legais, além da declaração de condição de estabilidade emitida por auditoria externa em setembro de 2022”. Em caso de dúvidas, os moradores da região podem entrar em contato com o canal de relacionamento da AngloGold Ashanti: 0800 72 71 500.

Nota da AngloGold Ashanti na íntegra

A AngloGold Ashanti informa que, de forma preventiva, foi estabelecido alerta nível 1 para a barragem CDS II, localizada em Santa Bárbara (MG).

A decisão segue o PAEBM – Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração. Neste nível, não é necessário o acionamento de sirenes ou a evacuação da zona de autossalvamento, pois não há risco iminente de rompimento.Salientamos que as autoridades competentes estão sendo envolvidas. 

Após inspeção de rotina, a equipe técnica identificou trinca, de centímetros de largura, na barragem, o que é comum em uma estrutura que passa por obras de reforço. A barragem recebeu na tarde desta sexta-feira (7/10) a vistoria de técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM), que acompanham o caso. 

A mudança para nível 1 é preventiva e seguirá até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada, confirmando a segurança e estabilidade da barragem, à ANM.

Ressaltamos que a barragem CDS II conta com todas as licenças legais, além da declaração de condição de estabilidade emitida por auditoria externa em setembro de 2022.

A declaração e outras informações sobre a barragem podem ser consultados no site da empresa: www.anglogoldashanti.com.br/barragens/nossas-barragens/barragem-cds-ii/

Em caso de dúvidas, os moradores da região podem entrar em contato com o nosso canal de relacionamento: 0800 72 71 500.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!