Bombeiros localizam colete e restos mortais de vítima da barragem em Brumadinho

brumadinho
Apesar da descoberta, corporação ainda não confirma que se trata de uma ‘joia’ desaparecida (CBMMG/Divulgação)

Atualização às 18:54 do dia 13/09/2022 : Esta matéria foi atualizada para incluir o resultado da análise dos restos mortais, divulgado pela Polícia Civil.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais encontrou, na sexta-feira (9), roupas e restos mortais de uma vítima da barragem de Brumadinho. Os fragmentos de um colete e blusa com segmentos ósseos foram localizados no Ferteco 2, abaixo da área administrativa.

Nesta terça-feira (13), a Polícia Civil informou que análises periciais constataram que o material examinado não é compatível com as características das quatro joias ainda não localizadas, vítimas do rompimento da barragem de Fundão.

Segundo a corporação, os militares acionaram equipes de intervenção para ajudar nas buscas manuais, no dia 1.324 da Operação Brumadinho. Tal esforço resultou no encontro de um conjunto de mais de 60 segmentos ósseos, incluindo parte de uma mandíbula.

Restam quatro joias

Mais de três anos após o rompimento da barragem, há bombeiros que se dedicam exclusivamente na busca das “joias” ainda não encontradas. Até o momento, foram 266 vítimas encontradas, restando ainda quatro desaparecidas.

Em junho deste ano, a Polícia Civil identificou mais uma “joia” do rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho. Trata-se do belo-horizontino Olímpio Gomes Pinto, à época com 56 anos, que foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros em abril.

De acordo com a corporação, Olímpio era funcionário terceirizado da Vale e prestava serviços de auxiliar de sondagem. Com a descoberta, restam ainda quatro joias – apelido saudoso para as vítimas da tragédia – a serem identificadas.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!